A General Motors finalmente confirma que fará uma nova picape para o mercado brasileiro. O modelo, que “irá complementar a linha de picapes” da marca no Brasil, ficará posicionada abaixo da Chevrolet S10, produzida com a mesma plataforma que Onix, Onix Plus e Tracker. Será uma rival para a Fiat Toro e Ford Maverick, com previsão de lançamento para 2022 e produção confirmada para São Caetano do Sul (SP).
Esta nova picape já estava prevista no plano de renovação da GM no Brasil, quando iniciou a produção dos modelos GEM no país, começando com Chevrolet Onix e Onix Plus. Como utilizará esta plataforma, não há como fugir da ideia de que é uma picape monobloco menor que a S10, algo que há havia sido adiantado diversas vezes por toda a mídia no país. Será um modelo acima da antiga Montana no mesmo patamar que a Fiat Toro, que tem um lucratividade maior, e deve aposentar a picapinha.
Ainda levará um tempo para conhecer a nova picape. A GM começará a preparar a fábrica em São Caetano do Sul em etapas, para minimizar o impacto na produção – o complexo ainda monta Tracker, Spin e a linha Joy de Onix e Onix Plus. De acordo com a fabricante, a primeira fase da adaptação começará nas próximas semanas e a fábrica receberá ferramentais específicos, além de readequar o fluxo fabril. Faz parte do investimento de R$ 10 bilhões que a GM retomou recentemente.
Obviamente, a GM fala muito pouco sobre a picape. “O modelo chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet, além disso, vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários”, afirma Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul. A fabricante ainda destaca que o objetivo é ampliar a presença da Chevrolet entre as picapes. Outro produto que ajudará nesta missão é a Silverado, picape grande que está prevista para o Brasil, mas acabou adiada por conta da pandemia e da falta de semicondutores.
Espera-se que esta nova picape tenha uma proporção muito próxima da Fiat Toro, que é a referência do segmento. Será interessante ver como a Chevrolet fará isso, pois a Toro mede 4,94 metros de comprimento e o maior modelo feito atualmente com a plataforma do Onix é o Onix Plus, que tem 4,47 m. A motorização deve ser a mesma do Tracker, utilizando o 1.2 turbo, porém com um novo ajuste para entregar mais do que os 133 cv e 21,4 kgfm de torque do SUV compacto.
A nova picape levará ao menos um ano para estrear. Rumores recentes apontam que a produção estaria programada para o fim do 1º semestre de 2022 e, com a escassez de semicondutores, mesmo essa data pode mudar até lá dependendo da evolução do país no combate à pandemia e a ausência de matéria-prima.
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