Respondendo por 56,01% dos 163.902 automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado, o varejo teve novamente a liderança da Fiat, com 16,17% de participação, e a Volkswagen (15,28%) e a Chevrolet (14,96%) bem próximas. Hyundai (12,14%) e Toyota (11,77%) completaram as cinco primeiras posições.
Superado pelo Hyundai HB20 em março, o Chevrolet Onix retomou a liderança entre os automóveis por apenas 67 unidades (5.707 x 5.640). Este foi o 19º mês seguido com os 2 modelos ocupando as 2 primeiras posições. A surpresa do mês ficou por conta da 3ª posição do Hyundai Creta (3.856), líder entre os SUVs pelo 4º mês seguido, com quase 70% de seus emplacamentos na modalidade.
Com 3.555 emplacamentos, o Chevrolet Onix Plus foi novamente o sedã preferido. O Renault Kwid (3.421), nº 1 entre os modelos de entrada, completou o top 5. Pódio em março, o Fiat Argo (3.240) desta vez foi o 6º. Com 2.629 unidades, o Nivus manteve o posto de VW mais vendido pela 5ª vez seguida. Em seu 1º mês completo, o Toyota Corolla Cross (1.474) foi o 19º.
Já o sedã mais vendido da marca japonesa se manteve entre os 10 primeiros, com 2.735 unidades. Mesmo já fora de produção, Ka (907) e Ecosport (223) garantiram 2 Ford no top 50. BMW 320i (374) e Land Rover Discovery (199) foram os representantes de marcas premium no ranking. Repetindo a situação de fevereiro e março, os Caoa Chery Tiggo 2 (290) e Arrizo 6 (244) foram os únicos com 100% no varejo.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
ABR. 21 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
5.707 |
89,14% |
6.402 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
5.640 |
82,35% |
6.849 |
3º |
HYUNDAI CRETA |
3.856 |
69,55% |
5.544 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.555 |
72,61% |
4.896 |
5º |
RENAULT KWID |
3.421 |
78,50% |
4.358 |
6º |
FIAT ARGO |
3.240 |
60,19% |
5.383 |
7º |
FIAT MOBI |
3.239 |
47,21% |
6.861 |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
2.978 |
55,38% |
5.377 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
2.735 |
80,02% |
3.418 |
10º |
VW NIVUS |
2.629 |
77,03% |
3.413 |
11º |
HONDA HR-V |
2.556 |
82,58% |
3.095 |
12º |
VW POLO |
2.236 |
88,87% |
2.516 |
13º |
NISSAN KICKS |
2.146 |
59,58% |
3.602 |
14º |
VW FOX |
1.895 |
92,12% |
2.057 |
15º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.825 |
93,64% |
1.949 |
16º |
VW T-CROSS |
1.824 |
42,17% |
4.325 |
17º |
VW GOL |
1.809 |
28,18% |
6.420 |
18º |
JEEP RENEGADE |
1.531 |
23,08% |
6.634 |
19º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
1.474 |
78,03% |
1.889 |
20º |
VW VIRTUS |
1.396 |
59,53% |
2.345 |
21º |
RENAULT DUSTER |
1.229 |
50,91% |
2.414 |
22º |
HYUNDAI HB20S |
1.117 |
64,90% |
1.721 |
23º |
TOYOTA SW4 |
1.106 |
93,73% |
1.180 |
24º |
JEEP COMPASS |
961 |
17,46% |
5.504 |
25º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
930 |
90,64% |
1.026 |
26º |
FORD KA |
907 |
97,53% |
930 |
27º |
NISSAN VERSA |
898 |
94,73% |
948 |
28º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
733 |
73,82% |
993 |
29º |
HONDA CIVIC |
733 |
85,33% |
859 |
30º |
HONDA WR-V |
702 |
82,78% |
848 |
31º |
FIAT SIENA |
639 |
63,96% |
999 |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
618 |
88,03% |
702 |
33º |
VW TIGUAN |
562 |
98,77% |
569 |
34º |
CHEVROLET SPIN |
504 |
44,44% |
1.134 |
35º |
PEUGEOT 208 |
426 |
42,99% |
991 |
36º |
FIAT CRONOS |
417 |
70,56% |
591 |
37º |
RENAULT SANDERO |
414 |
31,97% |
1.295 |
38º |
BMW 320i |
374 |
74,50% |
502 |
39º |
HONDA CITY |
364 |
70,00% |
520 |
40º |
VW JETTA |
355 |
98,61% |
360 |
41º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
350 |
86,21% |
406 |
42º |
CITROËN C4 CACTUS |
311 |
21,42% |
1.452 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
290 |
100,00% |
290 |
44º |
HONDA FIT |
267 |
52,77% |
506 |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
259 |
92,83% |
279 |
46º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
244 |
100,00% |
244 |
47º |
FORD ECOSPORT |
223 |
93,31% |
239 |
48º |
VW VOYAGE |
206 |
8,45% |
2.437 |
49º |
MITSUBISHI PAJERO |
202 |
73,72% |
274 |
50º |
LAND ROVER DISCOVERY |
199 |
85,04% |
234 |
Presente no topo entre os comerciais leve desde novembro, a Toro desta vez ficou sob forte ameaça da Strada, com apenas 121 unidades separando as duas picapes da Fiat (3.367 x 3.246). Vale lembrar que estes números ainda são para a Toro antes da reestilização, então a situação pode mudar agora que a renovação está chegando às concessionárias. A Toyota Hilux, com 2.230 unidades, mais uma vez completou o pódio. Em baixa nos últimos meses, a VW Amarok reapareceu no top 5 com 852 unidades, bem próxima da Ford Ranger (959).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
ABR. 21 |
1º |
FIAT TORO |
3.367 |
50,39% |
6.682 |
2º |
FIAT STRADA |
3.246 |
25,80% |
12.581 |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.230 |
66,11% |
3.373 |
4º |
FORD RANGER |
959 |
47,78% |
2.007 |
5º |
VW AMAROK |
852 |
98,61% |
864 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
660 |
63,16% |
1.045 |
7º |
CHEVROLET S10 |
580 |
29,19% |
1.987 |
8º |
FIAT FIORINO |
562 |
45,80% |
1.227 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
408 |
42,19% |
967 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
313 |
50,65% |
618 |
11º |
VW / MAN EXPRESS |
183 |
73,49% |
249 |
12º |
VW SAVEIRO |
182 |
8,08% |
2.253 |
13º |
HYUNDAI HR |
178 |
83,96% |
212 |
14º |
IVECO DAILY 35-150 |
159 |
90,86% |
175 |
15º |
RENAULT MASTER |
152 |
30,58% |
497 |
16º |
KIA K2500 |
140 |
98,59% |
142 |
17º |
PEUGEOT EXPERT |
133 |
55,88% |
238 |
18º |
CITROËN JUMPY |
103 |
68,67% |
150 |
19º |
CHEVROLET MONTANA |
76 |
15,83% |
480 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
55 |
100,00% |
55 |
21º |
IVECO DAILY 30-130 |
50 |
92,59% |
54 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
45 |
100,00% |
45 |
23º |
FIAT DUCATO |
37 |
21,02% |
176 |
24º |
EFFA V21 |
27 |
100,00% |
27 |
25º |
FOTON AUMARK 1039 |
22 |
100,00% |
22 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
21 |
100,00% |
21 |
27º |
EFFA V22 |
18 |
100,00% |
18 |
28º |
CITROËN JUMPER |
10 |
83,33% |
12 |
29º |
PEUGEOT BOXER |
10 |
71,43% |
14 |
30º |
FIAT DOBLÒ |
8 |
10,96% |
73 |
31º |
PEUGEOT PARTNER |
7 |
10,61% |
66 |
32º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
6 |
100,00% |
6 |
33º |
IVECO DAILY 30S13 |
5 |
100,00% |
5 |
34º |
EFFA V25 |
4 |
100,00% |
4 |
35º |
JAC V260 |
4 |
100,00% |
4 |
36º |
IVECO DAILY |
2 |
66,67% |
3 |
37º |
RAM 2500 |
2 |
5,00% |
40 |
38º |
VW KOMBI |
2 |
66,67% |
3 |
39º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
CHEVROLET C1404 |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
CHEVROLET EL CAMINO |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
KIA UK2500 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora