O novo Volkswagen Polo 2022 acaba de ser revelado, e pelas imagens, é possível notar que sua missão é subir o patamar. Lançado em 2017, já estava na hora do Polo ganhar uma atualização visual e de equipamentos para fazer frente aos concorrentes cada vez mais modernos. Após o vazamento de fotos, a VW decidiu liberar todos os detalhes e imagens do compacto.
Com a missão de ser protagonista da Volkswagen também no Brasil, inclusive com a futura versão Polo Track para ser o modelo de entrada da marca, o Polo é bem mais importante na Europa, onde sempre foi conhecido como uma espécie de "mini-Golf". São mais 18 milhões de unidades vendidas desde 1975.
O parentesco com o Golf continua com o novo Polo 2022, que adota elementos de estilo do hatch médio, como a faixa de luz em LED na grade (como opcional) e nas lanternas que se estendem para a tampa do porta-malas. Falando em LED, agora terá faróis e lanternas em LED de série para a Europa.
Os faróis LED-Matrix IQ-LIGHT, oferecidos à parte, são particularmente impressionantes. Utilizam oito LEDs por faróis e uma iluminação diurna com uma assinatura diferente, combinando a linha na grade e um pequeno pedaço abaixo disso. O novo Polo 2022 constrói uma ligação estilística com os modelos elétricos da linha ID, os primeiros Volkswagen com uma barra transversal de LED na frente, que também estará no SUV médio Taos.
A versão de topo do Polo 2022 adiciona uma função para as lanternas em LED, com setas integradas dinâmicas (que apagam aos poucos) e a possibilidade de piscar em frenagens.
O novo Polo 2022 segue com as medidas atuais, com 4,053 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,564 m. Apesar do novo desenho dos para-choques, os balanços dianteiro e traseiro não mudaram, assim como os 1,751 m de largura e 1,446 m de altura.
Passa a usar o painel de instrumentos digital "Digital Cockpit" de série, com tela de 8,0 polegadas. O Polo Style, uma das versões mais equipadas junto com a R-Line, ainda recebe o "Digital Cockpit Pro", que substitui o displau por um de 10,25 polegadas. O motorista do Polo pode alternar rápidamente entre os três layouts básicos com um botão localizado na parte direita do novo volante funcional.
Na cabine já existe um paralelo com o VW Golf 8, mas fica ainda melhor (ou pior, dependendo do seu ponto de vista pessoal): Todos as funções essenciais - exceto o ar condicionado - estão integrados na parte superior do painel, seja no entorno ou dentro da multimídia. O acabamento central continua em direção às portas dianteiras e é revestida com diferentes materiais dependendo da versão escolhida. A marca só disse que três deles são novos, sem dar mais detalhes.
A tela da central multimídia fica ao centro com um acabamento em black piano. O único botão físico é o do pisca-alerta do lado direito, enquanto o lado esquerdo usa comandos sensíveis ao toque. Por ficar na mesma altura que o painel de instrumentos digital, a multimídia passa a impressão de ser uma peça única e contínua. Abaixo tem uma comparação entre o interior do modelo novo e o atual.
As funções de ar condicionado seguem logo à frente da alavanca de câmbio, abaixo das saídas de ar, com um novo desenho. Uma diferença para o Golf é o fato de deixar de lado os controles de toque para os faróis, adotando o clássico seletor rotativo usado atualmente.
Será o primeiro da categoria a trazer um pacote chamada IQ.Drive, com controle de cruzeiro adaptativo e alerta de saída de faixa, permitindo uma condução semi-autônoma a até 210 km/h. Neste caso, o novo volante multifuncional padrão é equipado com superfícies sensíveis ao toque, registrand se o motorista está com as mãos no volante.
A propósito, todas as versões do Polo 2022 são equipadas de série com equipamentos de segurança como frenagem automática de emergência e lane assist, que move o volante para impedir que o motorista saia da faixa de rodagem acidentalmente.
Apesar das exigências para redução de emissões na Europa, a Volkswagen decidiu não apostar em nenhuma eletrificação para o Polo. Será oferecido com o 1.0 de três cilindros, sendo que uma versão é a aspirada de 80 cv, e as demais são a TSI de 95 cv e 110 cv. A variante aspirada é vendida somente com a transmissão manual de 5 marchas, enquanto a de 95 cv pode ser equipada com a automatizada DSG de dupla embreagem e 7 posições, que vira de série a partir para o Polo de 110 cv. Sem ter mais uma opção diesel, o Polo apostará em um novo motor, o 1.0 TGI abastecido com gás natural, entregando 90 cv.
Outra mudança foi no nome das versões. Antes usando os batismos Trendline, Comfortline e Highline, agora o Polo adotará um novo esquema de nomes, simplificando a linha e quantidade de opcionais. A partir de agora, a versão de entrada se chama apenas "Polo", subindo a linha para "Life", "Style" e "R-Line", da mesma forma que no Golf. A pré-venda na Europa começará em setembro, chegando às concessionárias no final do mesmo mês. A versão GTI retornará no fim do ano.
O Polo 2022 de entrada para a Europa trará faróis e lanternas de LED, novo volante multifuncional, painel digital e lane assist de série. Também contará com um novo airbag central, localizado ao lado do banco do motorista, no encosto do banco. Em caso de acidente, ele abre e evita que o condutor e o passageiro dianteiro batam um no outro.
Por lá, o Polo 2022 terá ainda mais equipamentos de série: ar-condicionado, sistema de som Composition Media com tela de 6,5", espelhos laterais aquecidos com ajuste elétrico, vidros elétricos, maçanetas e capa dos retrovisores laterais na cor do veículo e acabamento com espuma. A marca diz que custará menos de 16.000 euros (R$ ).
A versão acima é a Life, adicionando rodas de 15" ao invés de 14", apoio de braço central, porta USB-C para os passageiros traseiros, acabamento de couro para o volante e a alavanca da transmissão, e Android Auto e Apple CarPlay. Pagando um pouco mais, o Polo Style adiciona os faróis LED-matrix com a barra iluminada na grade, faróis de neblina em LED e rodas de liga leve de 15". Adiciona também sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, painel de instrumentos digital de 10,25" e central multimídia de 8" com Android Auto e Apple CarPlay sem fim.
O Polo R-Line 2022 se diferencia pelo pacote visual mais esportivo, trazendo para-choques redesenhados. Traz os mesmos itens da versão Style, adicionando rodas de liga leve de 16", difusor pintado de preto e acabamento cromado para os escapamentos.
Ainda terá uma série de opcionais, como teto panorâmico, rodas de liga leve de até 17", engate para reboque, chave presencial e controle por voz. As versões Style e R-Line pode ser equipadas com um pacote esportivo, que inclui suspensão esportiva (que baixa a carroceria em 15 mm), seletor de modo de condução e bloqueio eletrônico do diferencial.
Apesar do novo Volkswagen Polo 2022 começar a ser vendido na Europa ainda neste ano, o lançamento no Brasil está previsto entre o final de 2021 e começo de 2022. Até lá, veremos a chegada do Polo Track, versão que manterá o design atual do hatch e que se tornará a nova opção de entrada da marca.
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