page ad skin

Novo SUV nacional sucessor do Citroën C3 já tem data para estrear

Fruto do projeto Smart Car, crossover será posicionado abaixo do C4 Cactus

Novo SUV da Citroën - Flagra

Após meses seguidos de flagras e especulações, o novo SUV de entrada da Citroën para o Brasil parece finalmente próximo de ser revelado. De acordo com a imprensa francesa, a estreia acontecerá no próximo dia 20 de maio em apresentação que terá alcance global. As vendas, no entanto, só serão iniciadas no segundo semestre - tanto aqui quanto nas outras regiões onde o modelo será vendido, como na Índia.

No mercado brasileiro, o novo SUV será posicionado abaixo do C4 Cactus e terá a missão de suceder de um só vez os modelos C3 e Aircross, que acabaram de sair de linha. Visualmente, a inspiração para partirá de SUVs maiores vendidos na Europa, em especial o novo C4 2021. A dianteira terá faróis em formato de Y com LEDs integrados, como os lançamentos mais recentes da marca, e a carroceria no geral terá teto alto e colunas retas.

Galeria: Novo SUV da Citroën - Flagra

O porte compacto deverá posicioná-lo como SUV de acesso, a exemplo de rivais como Volkswagen Nivus, Honda WR-V e os futuros Nissan Magnite e Fiat Progetto 363 (SUV do Argo). A plataforma adotada será a conhecida arquitetura CMP do grupo Stellantis, de caráter modular e desenvolvida especialmente para veículos de porte compacto (como o Peugeot 208, por exemplo).

A fábrica de Porto Real (RJ) vem sendo preparada desde 2019 para receber a nova base e concentrará a produção do SUV para o Brasil e mercados vizinhos. A planta já produz o C4 Cactus, que usa outra plataforma, a PF1, mas o compartilhamento de peças com novo modelo será praticamente inevitável. Componentes como retrovisores e volante, por exemplo, serão os mesmos.

Sob o capô, tudo indica que marcará presença o conhecido motor 1.6 aspirado da marca, associado aos câmbios manual de 5 marchas ou automático de 6. O 1.0 turbo 3 cilindros da Stellantis também é especulado, mas as chances por enquanto são remotas.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com