Há algum tempo que se fala sobre o fim do VW Up! em nosso mercado. O subcompacto, apesar de ter caído nas graças do público com a motorização 1.0 TSI, nunca teve o sucesso esperado pela marca desde seu lançamento em 2014. E agora, oficialmente, sai de linha meses depois da apresentação da linha 2021 em apenas uma versão e homologado para 4 lugares.
Concessionários já indicavam a falta do VW Up! em seus estoques, e agora já nem é mais exibido no site da montadora. Diversos aspectos podem explicar a decisão da marca, desde mercadológicos até a abertura de espaço na fábrica da Taubaté (SP) para a produção do Polo Track, novo modelo de entrada que será lançado em 2022, provavelmente ainda no 1º semestre a julgar que seus fornecedores já trabalham em componentes.
Apesar de moderno para os padrões do seu segmento, o VW Up! cobrava por isso. Sempre usava o eficiente motor 1.0 de 3 cilindros, aspirado e turbo, e sempre se destacou pela alta eficiência energética e boa construção. Lançado em 2014, foi reestilizado em 2017 (como linha 2018), mas ficou realmente importante ao receber o 1.0 TSI e ficar conhecido pelo bom desempenho aliado ao baixo peso - além de sua famosa tampa preta.
Em dezembro de 2020, a Volkswagen divulgou o Up! 2021, em versão única, a Xtreme, e apenas com o motor turbo. Chamou a atenção pela homologação com apenas 4 lugares, já que a marca preferiu isso a adaptar o modelo ao uso do cinto de 3 pontos e encosto de cabeça para o passageiro central do banco traseiro. Apesar disso, pouco foi visto nas lojas ou nas ruas.
Com o problema de fornecimento de componentes e matéria-prima para a produção, a Volkswagen preferiu focar a produção de Taubaté (SP) no Gol e Voyage, veteranos que ainda tem força principalmente nas vendas diretas. Além disso, a planta está sendo adaptada para a produção da plataforma MQB A0, começando pelo Polo Track em 2022. Veja o posicionamento oficial da VW:
"A Volkswagen confirma o fim de produção do Up! na fábrica de Taubaté (SP). Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no país".
Mas este pode não ser o fim do Up! em nosso mercado. Há a chances de ser importado em sua versão elétrica, o e-Up, que faz muito sucesso na Europa e assim intensificaria o caminho da Volkswagen pela eletrificação em nosso mercado.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW up! sai de linha na Europa e será substituído por elétrico de R$ 100 mil
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Volkswagen Up! GTI começa a sair de linha na Europa sem deixar sucessor
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Semana Motor1.com: Kwid 2023, Mobi 2022, Novo Classe C e mais