SUVs mais vendidos em fevereiro: Compass segue domínio esperando novos rivais
Entre os SUVs grandes, SW4 segue o mesmo passo com 70% de participação
O segmento de SUVs médios tem um líder, até então, absoluto. Apesar de registrar uma leve retração na comparação com o mesmo período do ano passado (-1%), o Compass foi ainda mais soberano no mês de fevereiro. Às vésperas de sua 1ª reestilização, o representante da Jeep emplacou 4.634 unidades e respondeu por quase 70% de tudo o que foi registrado no mês passado.
Vai ser interessante acompanhar essa disputa pelo topo com a chegada ao mercado de novatos como o Toyota Corolla Cross e o VW Taos, já que os atuais adversários não têm demonstrado fôlego para brigar mais diretamente contra o Compass – para se ter uma ideia, o Hyundai ix35 (308), adversário mais próximo pelo 2º mês seguido, emplacou 15 vezes menos.
Completando o pódio com queda de quase 26% em relação ao último ranking, o Caoa Chery Tiggo 8 foi o primeiro para 300 consumidores. Em alta assim como o ix35, o Hyundai Tucson (260) veio na sequência, sob ameaça concreta do Mitsubishi Outlander (245). Vale ressaltar, mais uma vez, que os números incluem a versão Sport (ASX reestilizado). 2º mais vendido há 12 meses, o VW Tiguan (182) foi o 6º, com retração superior a 80%.
Com a Ford agora só comercializando carros importados, o Territory (105) teve seu resultado mais fraco desde agosto passado (248), quando oficialmente começou a ser disponibilizado pelas concessionárias. Zerado no mês anterior, o Subaru XV (75) conquistou um lugar no top 10. Um dos destaques de 2020, o Chevrolet Equinox (15) só ficou à frente do JAC T60 (9) e do Subaru Outback (1).
Ranking dos SUVs médios mais vendidos em fevereiro
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
FEV/21 |
JAN/21 |
FEV/20 |
% FEV 21 |
% JAN 21 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP COMPASS |
4634 |
5029 |
4684 |
69,63% |
69,46% |
-7,85% |
-1,07% |
2º |
HYUNDAI IX35 |
308 |
299 |
269 |
4,63% |
4,13% |
3,01% |
14,50% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
300 |
404 |
0 |
4,51% |
5,58% |
-25,74% |
- |
4º |
HYUNDAI TUCSON |
260 |
249 |
215 |
3,91% |
3,44% |
4,42% |
20,93% |
5º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
245 |
188 |
85 |
3,68% |
2,60% |
30,32% |
188,24% |
6º |
VW TIGUAN |
182 |
136 |
932 |
2,73% |
1,88% |
33,82% |
-80,47% |
7º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
160 |
179 |
178 |
2,40% |
2,47% |
-10,61% |
-10,11% |
8º |
FORD TERRITORY |
105 |
168 |
0 |
1,58% |
2,32% |
-37,50% |
- |
9º |
KIA SPORTAGE |
96 |
101 |
208 |
1,44% |
1,40% |
-4,95% |
-53,85% |
10º |
SUBARU XV |
75 |
0 |
17 |
1,13% |
0,00% |
- |
341,18% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
74 |
187 |
290 |
1,11% |
2,58% |
-60,43% |
-74,48% |
12º |
TOYOTA RAV4 |
65 |
131 |
452 |
0,98% |
1,81% |
-50,38% |
-85,62% |
13º |
SUBARU FORESTER |
63 |
23 |
6 |
0,95% |
0,32% |
173,91% |
950,00% |
14º |
PEUGEOT 3008 |
46 |
58 |
128 |
0,69% |
0,80% |
-20,69% |
-64,06% |
15º |
MITSUBISHI ASX |
17 |
33 |
180 |
0,26% |
0,46% |
-48,48% |
-90,56% |
16º |
CHEVROLET EQUINOX |
15 |
43 |
367 |
0,23% |
0,59% |
-65,12% |
-95,91% |
17º |
JAC T60 |
9 |
8 |
29 |
0,14% |
0,11% |
12,50% |
-68,97% |
18º |
SUBARU OUTBACK |
1 |
4 |
0 |
0,02% |
0,06% |
-75,00% |
- |
|
|
6655 |
7240 |
8040 |
100,00% |
100,00% |
-8,08% |
-17,23% |
Na faixa superior, o Toyota SW4 reestilizado cresceu quase 8% e ultrapassou os 71% de participação de mercado, com 846 emplacamentos. Vice-líder, o Mitsubishi Pajero, mesmo com alta de quase 48%, não conseguiu emplacar nem 25% do líder (204). Também crescendo (+9%), o Chevrolet Trailblazer (121) completou o pódio. Sem importação oficial, o Ford Explorer conquistou a preferência de 1 consumidor.
Ranking dos SUVs grande mais vendidos no Brasil
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
FEV/21 |
JAN/21 |
FEV/20 |
% FEV 21 |
% JAN 21 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA SW4 |
846 |
701 |
784 |
71,03% |
52,79% |
20,68% |
7,91% |
2º |
MITSUBISHI PAJERO |
204 |
203 |
138 |
17,13% |
15,29% |
0,49% |
47,83% |
3º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
121 |
398 |
111 |
10,16% |
29,97% |
-69,60% |
9,01% |
4º |
KIA SORENTO |
9 |
15 |
16 |
0,76% |
1,13% |
-40,00% |
-43,75% |
5º |
FORD EDGE |
5 |
4 |
10 |
0,42% |
0,30% |
25,00% |
-50,00% |
6º |
JAC T80 |
3 |
3 |
4 |
0,25% |
0,23% |
0,00% |
-25,00% |
7º |
JEEP WRANGLER |
2 |
4 |
25 |
0,17% |
0,30% |
-50,00% |
-92,00% |
8º |
FORD EXPLORER |
1 |
0 |
0 |
0,08% |
0,00% |
- |
- |
|
|
1191 |
1328 |
1088 |
100,00% |
100,00% |
-10,32% |
9,47% |
Observação:
- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport