Se o mercado brasileiro como um todo está em baixa – em fevereiro, a queda foi de quase 18% frente ao mesmo período de 2020 -, o segmento de picapes não tem do que reclamar. De acordo com a Fenabrave, as 25.960 unidades emplacadas no mês passado representaram um crescimento de 12,4% nos últimos 12 meses.
E a Fiat tem relação direta com o resultado positivo. Entre as picapes pequenas, a nova geração impulsionou em mais de 80% o crescimento da Strada (9.370), dona de quase 77% das vendas. Única rival com números ainda representativos, a VW Saveiro (2.523) perdeu quase 21% de seus compradores.
Galeria: Fiat Strada Volcano 1.3 2021
Já na faixa superior, a Fiat Toro (5.626), mesmo às vésperas de sua 1ª reestilização, avançou quase 26%. Modelo mais próximo, a Toyota Hilux (2.663) emplacou menos da metade. A representante da marca japonesa, no entanto assegurou boa vantagem sobre a Chevrolet S10 (1.602), que a havia superado em novembro.
Praticamente estável sobre 2020, a Ford Ranger (1.307) foi novamente a 4ª colocada. Ainda sem nova geração sob radar, a Renault Duster Oroch (913) surpreendeu com um crescimento de quase 48%. O destaque negativo veio da VW: com apenas 26 emplacamentos, seu resultado mais fraco desde abril de 2010 (4), a VW Amarok repetiu o 9º lugar de janeiro.
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | FEV/21 | JAN/21 | FEV/20 | % FEV 21 | % JAN 21 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT STRADA | 9370 | 9231 | 5190 | 76,90% | 77,92% | 1,51% | 80,54% |
2º | VW SAVEIRO | 2523 | 2496 | 3187 | 20,71% | 21,07% | 1,08% | -20,83% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 292 | 120 | 255 | 2,40% | 1,01% | 143,33% | 14,51% |
|
| 12185 | 11847 | 8632 | 100,00% | 100,00% | 2,85% | 41,16% |
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | FEV/21 | JAN/21 | FEV/20 | % FEV 21 | % JAN 21 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT TORO | 5626 | 5232 | 4472 | 40,84% | 32,79% | 7,53% | 25,81% |
2º | TOYOTA HILUX | 2663 | 3301 | 3125 | 19,33% | 20,69% | -19,33% | -14,78% |
3º | CHEVROLET S10 | 1602 | 2520 | 1781 | 11,63% | 15,79% | -36,43% | -10,05% |
4º | FORD RANGER | 1307 | 1926 | 1316 | 9,49% | 12,07% | -32,14% | -0,68% |
5º | RENAULT DUSTER OROCH | 913 | 1049 | 619 | 6,63% | 6,57% | -12,96% | 47,50% |
6º | NISSAN FRONTIER | 844 | 815 | 764 | 6,13% | 5,11% | 3,56% | 10,47% |
7º | MITSUBISHI L200 | 648 | 596 | 648 | 4,70% | 3,73% | 8,72% | 0,00% |
8º | RAM 2500 | 115 | 304 | 86 | 0,83% | 1,91% | -62,17% | 33,72% |
9º | VW AMAROK | 26 | 188 | 1639 | 0,19% | 1,18% | -86,17% | -98,41% |
10º | EFFA V21 | 22 | 20 | 8 | 0,16% | 0,13% | 10,00% | 175,00% |
11º | EFFA V22 | 8 | 7 | 9 | 0,06% | 0,04% | 14,29% | -11,11% |
12º | RELY PICK-UP | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
|
| 13775 | 15958 | 14467 | 100,00% | 100,00% | -13,68% | -4,78% |
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fotos: Motor1.com e divulgação
Fonte: Fenabrave