Apresentado como carro-conceito em setembro do ano passado, o SUV topo de linha da Jeep não deve demorar mais do que poucos dias para estrear em versão de produção. Em teaser divulgado nesta semana, a marca confirma para o próximo dia 11 a apresentação oficial do aguardado Grand Wagoneer - e também da versão mais curta chamada apenas Wagoneer.
O utilitário é desejo antigo da marca e vem sendo pensado desde a época em que o saudoso Sergio Marchionne era CEO da FCA. É um lançamento bastante estratégico e que finalmente colocará a Jeep no concorrido - e lucrativo - segmento de SUVs extra grandes, hoje dominado em grande parte por Ford e General Motors na América do Norte.
Protótipos flagrados em testes indicam que o design do carro final será praticamente idêntico ao do conceito, com destaque para a imponência das linhas e o porte geral da carroceria. O interior conceitual contava com nada menos que 7 telas e materiais como couro, camurça, microfibra e até peças confeccionadas com madeira de teca (a mesma usada em iates). Resta saber se o mesmo padrão será mantido no modelo de produção.
Legítimo SUV, o Grand Wagoneer (assim como o Wagoneer) será construído sobre a plataforma da picape RAM 1500. Dessa forma, entregará toda a robustez do esquema de carroceria sobre chassi e oferecerá espaço para até 7 passageiros. Rivais diretos já são construídos nesse padrão, como os grandalhões Chevrolet Suburban/Tahoe, GMC Yukon e Cadillac Escalade, bem como Ford Expedition e Lincoln Navigator.
Mecanicamente, detalhes ainda são bem guardados. A Jeep não divulgou nenhuma informação sobre motorização ou câmbio, sugerindo apenas que haverá opções eletrificadas. Nesse sentido, especulações apontam para versões 4xe, equipadas com o 2.0 turbo de 4 cilindros e mais dois motores elétricos, entregando no total cerca de 380 cv.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep deixará de vender Wagoneer e Grand Wagoneer V8 em 2024
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jeep revela motor 6 cilindros biturbo de 3,0 litros com mais de 500 cv
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer têm desenhos registrados no Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Jeep Grand Wagoneer ganhará versão alongada para virar "carro do FBI"