A nova geração do Toyota Yaris ganhou o título de Carro do Ano na Europa em 2021. O hatchback japonês surpreende por superar modelos como Fiat 500, Volkswagen ID.3, Land Rover Defender e Citroën C4, mostrando que realmente agradou a imprensa e também o público - o compacto foi o primeiro carro asiático a alcançar a liderança de mercado na Europa em janeiro passado.

Todos os anos, a entrega do prêmio e revelação do vencedor era feita durante o Salão de Genebra. Como o evento foi cancelado e pode não acontecer mais, a organização fez uma apresentação no mesmo local da feira, mas com uma transmissão online para todo o mundo.

Em janeiro deste ano, o Toyota Yaris foi anunciado como um dos finalistas da competição, junto com outros seis carros de categorias diferentes. Para poder participar, o modelo tem que ser novo e estar a venda até, no máximo, o final do ano anterior, estando presente em cinco ou mais mercados europeus.

Os jurados elogiaram o novo Yaris por seu "visual, qualidade percebida, segurança e equipamentos de conforto, performance e dirigibilidade." O que mais pesou na avaliação do carro foi o seu sistema híbrido, considerado muito eficiente e acessível.

“Um vencedor digno para a eleição deste ano, que merece prevalecer contra os outros seis finalistas", comentou Frank Janssen, presidente do júri do Carro do Ano 2021.

A Toyota, obviamente, ficou muito feliz com este prêmio: "É uma grande honra para a Toyota e eu gostaria de agradecer ao júri por sua consideração e reconhecimento", disse Matt Harrison, vice-presidente executivo da Toyota Europa. "Também gostaria de usar essa oportunidade para reconhecer a paixão de nossos times de desenvolvimento na Europa e Japão."

Galeria: Toyota Yaris 2020 (Europa)

O Yaris é o terceiro carro a ser nomeado Carro do Ano na Europa duas vezes, entrando para a seleta lista que traz Renault Clio e Volkswagen Golf. Claro, precisamos lembrar que o Yaris vendido na Europa é diferente do nosso, montado com a plataforma modular TNGA-B, enquanto o modelo nacional é baseado no asiático Vios, com a arquitetura B.

Enquanto isso, por aqui esperamos para ver a atualização de meia-vida do Toyota Yaris produzido em Sorocaba (SP). O carro já apareceu em imagens de registro tanto na Argentina quanto no Brasil, mas seu lançamento só acontecerá em 2022, como linha 2023, aguardando seu aniversário de 4 anos em território nacional.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com