Toyota Yaris é eleito Carro do Ano 2021 na Europa
É o terceiro carro a vencer a premiação duas vezes, junto com Renault Clio e Volkswagen Golf
A nova geração do Toyota Yaris ganhou o título de Carro do Ano na Europa em 2021. O hatchback japonês surpreende por superar modelos como Fiat 500, Volkswagen ID.3, Land Rover Defender e Citroën C4, mostrando que realmente agradou a imprensa e também o público - o compacto foi o primeiro carro asiático a alcançar a liderança de mercado na Europa em janeiro passado.
Todos os anos, a entrega do prêmio e revelação do vencedor era feita durante o Salão de Genebra. Como o evento foi cancelado e pode não acontecer mais, a organização fez uma apresentação no mesmo local da feira, mas com uma transmissão online para todo o mundo.
Em janeiro deste ano, o Toyota Yaris foi anunciado como um dos finalistas da competição, junto com outros seis carros de categorias diferentes. Para poder participar, o modelo tem que ser novo e estar a venda até, no máximo, o final do ano anterior, estando presente em cinco ou mais mercados europeus.
Os jurados elogiaram o novo Yaris por seu "visual, qualidade percebida, segurança e equipamentos de conforto, performance e dirigibilidade." O que mais pesou na avaliação do carro foi o seu sistema híbrido, considerado muito eficiente e acessível.
“Um vencedor digno para a eleição deste ano, que merece prevalecer contra os outros seis finalistas", comentou Frank Janssen, presidente do júri do Carro do Ano 2021.
A Toyota, obviamente, ficou muito feliz com este prêmio: "É uma grande honra para a Toyota e eu gostaria de agradecer ao júri por sua consideração e reconhecimento", disse Matt Harrison, vice-presidente executivo da Toyota Europa. "Também gostaria de usar essa oportunidade para reconhecer a paixão de nossos times de desenvolvimento na Europa e Japão."
Galeria: Toyota Yaris 2020 (Europa)
O Yaris é o terceiro carro a ser nomeado Carro do Ano na Europa duas vezes, entrando para a seleta lista que traz Renault Clio e Volkswagen Golf. Claro, precisamos lembrar que o Yaris vendido na Europa é diferente do nosso, montado com a plataforma modular TNGA-B, enquanto o modelo nacional é baseado no asiático Vios, com a arquitetura B.
Enquanto isso, por aqui esperamos para ver a atualização de meia-vida do Toyota Yaris produzido em Sorocaba (SP). O carro já apareceu em imagens de registro tanto na Argentina quanto no Brasil, mas seu lançamento só acontecerá em 2022, como linha 2023, aguardando seu aniversário de 4 anos em território nacional.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Fonte: Car of the Year
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia