Em seu pior começo de ano desde 1982, o mercado europeu registrou queda de 25,7% nas vendas de veículos novos. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram comercializadas 842.835 unidades nos 26 países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça.
Com quase 44% de participação de mercado, de acordo com a consultoria JATO, os SUVs / crossovers registraram o seu novo recorde – para se ter uma ideia, em 2016 os representantes do segmento respondiam por 26% das vendas. Entre as montadoras, a líder Volkswagen (91.681) teve a maior queda do top 10 (-31,6%).
A vantagem da alemã sobre a adversária mais próxima, de quase 50 mil em janeiro de 2020, caiu para menos de 31 mil. Com 54.405 unidades, a Toyota conquistou uma inédita 3ª posição. Entre as marcas premium, a BMW (53.764) ficou à frente da Mercedes (50.746) pelo 2º mês seguido. Já a Volvo (23.859) foi a única do top 20 com números positivos (+3,6%).
POS. |
MARCA |
JAN.21 |
% MERCADO 2021 |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
91.681 |
10,9% |
134.008 |
11,8% |
-31,6% |
2º |
PEUGEOT |
60.885 |
7,2% |
74.316 |
6,5% |
-18,1% |
3º |
TOYOTA |
54.405 |
6,5% |
67.234 |
5,9% |
-19,1% |
4º |
BMW |
53.764 |
6,4% |
64.206 |
5,7% |
-16,3% |
5º |
MERCEDES-BENZ |
50.746 |
6,0% |
64.047 |
5,6% |
-20,8% |
6º |
RENAULT |
48.641 |
5,8% |
67.720 |
6,0% |
-28,2% |
7º |
SKODA |
47.440 |
5,6% |
59.998 |
5,3% |
-20,9% |
8º |
FORD |
46.185 |
5,5% |
62.559 |
5,5% |
-26,2% |
9º |
AUDI |
40.174 |
4,8% |
58.426 |
5,1% |
-31,2% |
10º |
KIA |
33.971 |
4,0% |
37.931 |
3,3% |
-10,4% |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
33.893 |
4,0% |
50.993 |
4,5% |
-33,5% |
12º |
FIAT |
33.554 |
4,0% |
47.020 |
4,1% |
-28,6% |
13º |
CITROËN |
31.970 |
3,8% |
47.654 |
4,2% |
-32,9% |
14º |
SEAT |
29.153 |
3,5% |
39.794 |
3,5% |
-26,7% |
15º |
DACIA |
28.781 |
3,4% |
32.691 |
2,9% |
-12,0% |
16º |
HYUNDAI |
28.430 |
3,4% |
41.668 |
3,7% |
-31,8% |
17º |
VOLVO |
23.859 |
2,8% |
23.034 |
2,0% |
3,6% |
18º |
NISSAN |
19.477 |
2,3% |
32.214 |
2,8% |
-39,5% |
19º |
MINI |
10.313 |
1,2% |
12.791 |
1,1% |
-19,4% |
20º |
JEEP |
9.349 |
1,1% |
10.877 |
1,0% |
-14,0% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
842.835 |
... |
1.134.898 |
... |
-25,7% |
O resultado da Toyota teve relação direta com o desempenho do Yaris. Com 18.094 unidades, o hatch se tornou o 1º modelo de uma marca oriental a liderar o ranking do Velho Continente. Vale ressaltar que a versão europeia é bem diferente daquela comercializada no Brasil. A vantagem sobre o vice-líder Peugeot 208 (17.310), no entanto, foi pequena.
Ausente do pódio desde julho de 2019, o Dacia Sandero (15.926) foi o 3º, impulsionado pela boa receptividade à nova geração. Preferido nos últimos 6 meses, o VW Golf (15.228) desta vez foi apenas o 4º colocado, com queda de quase 42%. De acordo com o Best Selling Cars Blog, o campeão de vendas da VW ficou fora da posição de honra por 4 vezes nos últimos 12 meses.
Pouco atrás do Opel / Vauxhall Corsa (14.951), o Peugeot 2008 (14.916) repetiu o 6º lugar de novembro – seu melhor posicionamento até então - e começou 2021 como líder do segmento mais importante do mercado. 17º, o Volvo XC40 (10.590) foi o modelo premium mais vendido. Destaque também para o ótimo desempenho do Puma (10.384) e do Kuga (8.761), os dois principais SUVs e Crossovers da Ford na Europa.
POS. |
MODELO |
JAN.21 |
% MERCADO 2021 |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA YARIS |
18.094 |
2,1% |
17.580 |
1,5% |
2,9% |
2º |
PEUGEOT 208 |
17.310 |
2,1% |
20.284 |
1,8% |
-14,7% |
3º |
DACIA SANDERO |
15.926 |
1,9% |
14.085 |
1,2% |
13,1% |
4º |
VW GOLF |
15.228 |
1,8% |
26.175 |
2,3% |
-41,8% |
5º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
14.951 |
1,8% |
18.673 |
1,6% |
-19,9% |
6º |
PEUGEOT 2008 |
14.916 |
1,8% |
7.966 |
0,7% |
87,2% |
7º |
RENAULT CLIO |
14.448 |
1,7% |
21.140 |
1,9% |
-31,7% |
8º |
FIAT PANDA |
14.123 |
1,7% |
16.763 |
1,5% |
-15,7% |
9º |
VW T-ROC |
13.896 |
1,6% |
15.044 |
1,3% |
-7,6% |
10º |
SKODA OCTAVIA |
13.760 |
1,6% |
16.569 |
1,5% |
-17,0% |
11º |
VW TIGUAN |
13.414 |
1,6% |
19.542 |
1,7% |
-31,4% |
12º |
RENAULT CAPTUR |
12.232 |
1,5% |
12.564 |
1,1% |
-2,6% |
13º |
CITROËN C3 |
12.210 |
1,4% |
14.777 |
1,3% |
-17,4% |
14º |
PEUGEOT 3008 |
11.171 |
1,3% |
15.818 |
1,4% |
-29,4% |
15º |
VW POLO |
10.987 |
1,3% |
19.920 |
1,8% |
-44,8% |
16º |
TOYOTA COROLLA |
10.634 |
1,3% |
16.101 |
1,4% |
-34,0% |
17º |
VOLVO XC40 |
10.590 |
1,3% |
6.730 |
0,6% |
57,4% |
18º |
FORD PUMA |
10.384 |
1,2% |
6.036 |
0,5% |
72,0% |
19º |
FORD FIESTA |
10.113 |
1,2% |
17.631 |
1,6% |
-42,6% |
20º |
FORD FOCUS |
9.789 |
1,2% |
20.706 |
1,8% |
-52,7% |
21º |
NISSAN QASHQAI |
9.646 |
1,1% |
16.174 |
1,4% |
-40,4% |
22º |
DACIA DUSTER |
9.446 |
1,1% |
10.116 |
0,9% |
-6,6% |
23º |
BMW SÉRIE 1 |
9.358 |
1,1% |
10.541 |
0,9% |
-11,2% |
24º |
HYUNDAI TUCSON |
9.340 |
1,1% |
10.231 |
0,9% |
-8,7% |
25º |
BMW SÉRIE 3 |
9.314 |
1,1% |
12.609 |
1,1% |
-26,1% |
26º |
VW PASSAT |
9.300 |
1,1% |
12.741 |
1,1% |
-27,0% |
27º |
FIAT 500 |
9.060 |
1,1% |
12.709 |
1,1% |
-28,7% |
28º |
FORD KUGA |
8.761 |
1,0% |
2.389 |
0,2% |
266,7% |
29º |
MERCEDES CLASSE A |
8.742 |
1,0% |
13.142 |
1,2% |
-33,5% |
30º |
SEAT LEON |
8.022 |
1,0% |
10.181 |
0,9% |
-21,2% |
31º |
TOYOTA C-HR |
8.001 |
0,9% |
10.078 |
0,9% |
-20,6% |
32º |
TOYOTA RAV4 |
7.911 |
0,9% |
9.818 |
0,9% |
-19,4% |
33º |
VW T-CROSS |
7.907 |
0,9% |
12.849 |
1,1% |
-38,5% |
34º |
AUDI A3 |
7.298 |
0,9% |
8.121 |
0,7% |
-10,1% |
35º |
BMW X1 |
7.151 |
0,8% |
7.955 |
0,7% |
-10,1% |
36º |
SKODA KAROQ |
6.965 |
0,8% |
7.479 |
0,7% |
-6,9% |
37º |
KIA SPORTAGE |
6.807 |
0,8% |
7.964 |
0,7% |
-14,5% |
38º |
BMW X3 |
6.716 |
0,8% |
5.964 |
0,5% |
12,6% |
39º |
TOYOTA AYGO |
6.547 |
0,8% |
8.448 |
0,7% |
-22,5% |
40º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X |
6.521 |
0,8% |
11.159 |
1,0% |
-41,6% |
41º |
HYUNDAI KONA |
6.339 |
0,8% |
10.065 |
0,9% |
-37,0% |
42º |
KIA NIRO |
6.325 |
0,8% |
5.659 |
0,5% |
11,8% |
43º |
MERCEDES GLC |
6.321 |
0,7% |
9.662 |
0,9% |
-34,6% |
44º |
SKODA FABIA |
6.241 |
0,7% |
10.054 |
0,9% |
-37,9% |
45º |
MERCEDES CLASSE C |
5.905 |
0,7% |
8.820 |
0,8% |
-33,0% |
46º |
SEAT ATECA |
5.902 |
0,7% |
7.808 |
0,7% |
-24,4% |
47º |
SKODA KODIAQ |
5.862 |
0,7% |
6.751 |
0,6% |
-13,2% |
48º |
PEUGEOT 308 |
5.686 |
0,7% |
10.357 |
0,9% |
-45,1% |
49º |
AUDI Q3 |
5.552 |
0,7% |
8.149 |
0,7% |
-31,9% |
50º |
SKODA KAMIQ |
5.512 |
0,7% |
5.887 |
0,5% |
-6,4% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota Yaris Cross terá multimídia da Pioneer de série; e no Brasil?