Conhecida como Grand Carnival no Brasil, quarta geração promete dar nova vida ao segmento

A Kia está prestes a se reposicionar como uma marca de veículos modernos e elegantes, tanto com seu novo logotipo quanto por sua nova nomenclatura global. O próximo modelo a receber o novo emblema da empresa, após a estreia do Kia K8 no lugar do Cadenza, é a minivan Kia Carnival 2022, que por aqui conhecemos como Grand Carnival.

A novidade da marca coreana, que agora unifica o nome global (abandonando o batismo Sedona nos EUA), tem como alvo compradores de crossover com um estilo mais ousado, e pretende atrair clientes que acabariam comprando outros modelos de tração dianteira como o Honda Pilot ou o Ford Explorer. O intuito é que os fãs do modelo apreciem os recursos de segurança de série, assentos espaçosos nas três filas e as poltronas "lounge" disponíveis na segunda fileira, que mais parecem terem saído da classe executiva de um avião.

Galeria: Kia Carnival 2022

Ousadia de sobra

Comparada com seus concorrentes, Chrysler Pacifica e Voyager, Honda Odyssey e Toyota Sienna; os elementos que tornam a Kia Carnival 2022 exclusiva são, segundo a empresa, os detalhes que a faz parecer mais alta, mais larga e mais versátil. A grade no formato "focinho de tigre", característica da marca, foi levemente modificada, usando uma pequena área na cor da carroceria para criar um efeito de degrau. Já os faróis LED com DRL em zigue-zague lembram o crossover Seltos, deixando a aparência frontal com uma aparência "ciber-chique".

O capô se inclina para baixo de maneira semelhante à de uma van, e a borda dianteira vai de encontro com a grade. As luzes dianteiras e traseiras formam uma linha fina na horizontal, que deixa o capô visualmente achatado e disfarça os trilhos das portas deslizantes. 

2022 Kia Carnival Interior Front Cabin

As colunas A, B e D pintadas de preto dão ao teto uma aparência flutuante, mas este estilo manjado tem uma mudança com a adição de uma peça cromada na coluna C. Ao invés de ir até a linha de cintura, este material em alumínio passa pela borda dos vidros traseiros. As luzes traseiras de LED finas e rebaixadas conferem um visual mais futurista e limpo à parte traseira da van.

Por dentro, o veículo conta com um painel amplo e muitos elementos horizontais. Possui um painel de instrumentos digital e tela sensível ao toque para a multimídia, ambos medindo 12,3" e que são boas atualizações em comparação à antiga Carnival - como opcionais, pois de série usa um cluster analógico e multimídia de 8". O amplo console central termina no apoio de braço mais baixo para dar acesso ao banco traseiro. No modelo das fotos, a Carnival traz acabamento em dois tons que causa um impacto visual, mesmo nos bancos da segunda e terceira fileiras.

Ideal para famílias

Apesar do desejo de Kia de atrair os compradores de SUVs para a minivan, a nova Carnival chega com apenas uma opção de motor: um 3.5 V6, produzindo 294 cv e 36,2 kgfm, entregues nas rodas dianteiras por meio de uma transmissão automática de 8 marchas. A Toyota Sienna e a Chrysler Pacifica oferecem tração nas quatro rodas e, considerando os últimos crossover lançados pela Kia, esperávamos o mesmo para a Carnival.

Ainda assim, é o mesmo motor e transmissão encontrados no Telluride, e não há o que reclamar disso. A Carnival também possui mais potência e torque do que o modelo anterior, cujo V6 de 3,3 litros já tinha 280 cv e 34,3 kgfm. A van também pode rebocar até 1.587 kg, o suficiente para transportar jet-skis, um pequeno trailer ou algumas motos.

Para aproveitar ao máximo sua força, a Carnival foi produzida com uma arquitetura mais rígida e leve conhecida como N3. A plataforma faz uso extensivo de aço quente estampado de ultra-alta resistência, melhorando a rigidez torcional sem adicionar peso. O isolamento acústico foi melhorando, resultando em uma cabine mais silenciosa, e os para-choques aerodinâmicos, espelhos e rodas permitem que o motor empurre a van contra o vento com menos resistência.

2022 Kia Carnival Interior Lounge Seats

Espaço para todo mundo

A cabine não é apenas mais silenciosa, como também é maior. A Kia não dividiu as medidas internas especificamente, mas a Carnival 2022 oferece 4,76 m³ de espaço para passageiros, comparado aos 4,69 m³ da geração passada. Os assentos da terceira fila podem ser recolhidos e os da segunda fila podem ser retirados. A van consegue transportar 4.108 litros de carga nas versões LX, EX e SX.

A cabine também parece muito confortável, especialmente na versão SX Prestige que aparece nas fotos. Ao invés de três lugares nos bancos da segunda fileira, o Prestige recebeu dois assentos "VIP Lounge" não removíveis e acionados eletronicamente, com apoio para as pernas dobráveis, maximizando o conforto do assento. O tecido em couro e outros materiais soft-touch aparecem em abundância, prometendo um bom acabamento para um segmento mais conhecido por apostar em durabilidade do que em luxo.

2022 Kia Carnival Interior Cargo Room

As outras variantes da Carnival recebem seus próprios truques, como uma fileira central deslizante. Os bancos podem mover-se para a frente, permitindo que a pessoa que vai viajar na terceira fileira tenha acesso fácil. Também pode ser movida de forma a virar uma mesa para os passageiros do banco traseiro. Tem alguns recursos bem adequados para a família, como portas deslizantes elétricas e um porta-malas com abertura elétrica.

Os modelos EX, SX e SX Prestige têm uma câmera de visão noturna no banco traseiro, permitindo que os pais vigiem as crianças, um intercomunicador que transmite as conversas da terceira fila e até uma multimídia que aceita comandos por voz de quem estiver lá no fundo do carro.

Duas telas nos bancos traseiros estão disponíveis nas versões SX e SX Prestige, e incluem integração com Apple CarPlay e Android Auto sem fio para os passageiros. O sistema de infoentretenimento da Carnival também pode se conectar a vários dispositivos Bluetooth, além de carregar nove portas USB e duas tomadas 110V, espalhadas por todas as três filas.

Segurança em 1º lugar

Todas as configurações da Kia Carnival 2022 vem de fábrica com frenagem automática de emergência, monitoramento de colisão frontal, monitoramento e intervenção de ponto cego, assistência de permanência em faixa e farol alto automático. Além dessa tecnologia de assistência ao motorista, o Carnival também oferece recursos avançados como monitoramento de colisão frontal com detecção de ciclistas, assistência Hyundai/Kia Highway Driving, controle de cruzeiro adaptativo vinculado à navegação e uma câmera 360°.

A Kia não anunciou preço ou o consumo de combustível para o modelo. Esperamos que a Carnival modernizada consiga responder aos 9,35 km/litro da Honda Odyssey e Chrysler Pacifica (na versão não-eletrificada). Independente disso, a van deve oferecer muito custo-benefício e a famosa garantia de 10 anos da empresa para o motor. O lançamento ainda não tem data definida. A Kia até venda Carnival no Brasil por R$ 379.990 em versão única, mas considerando a transição da empresa para SUVs, crossovers e modelos eletrificados, a vinda da nova geração ainda é dúvida.

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