Fabricante parece ter mudado de ideia, dizendo que existe uma demanda dos clientes

Desde que a nova geração do Land Rover Defender foi lançada, aparecem conversas sobre uma possível variante picape, seja um rumor dizendo que está sendo considerada ou um executivo negando que será desenvolvida. Apesar disso, Nick Collins, diretor-executivo de programa de veículos da Jaguar Land Rover, agora admite que "existe demanda dos consumidores" por uma picape e que "não há limitações estruturais" que impeçam sua criação.

"Nós sempre dissemos que o Defender seria uma família [de veículos]", disse Colins em entrevista à revista britânica Autocar. O executivo ainda sugere que "fique de olho neste espaço" ao ser perguntado sobre uma futura picape. No mínimo, esta declaração mostra que há um interesse dentro da Jaguar Land Rover por este modelo.

Galeria: Land Rover Defender Pickup by Kahn Design

Os rumores sobre a picape do Defender surgiram antes mesmo da nova geração do utilitário ser revelada, mas logo depois a fabricante descartou os planos. "Por que você compraria uma picape de cabine dupla quando você vê o que pode colocar no porta-malas de um [Defender] desses - esta já é uma picape com teto", disse uma fonte anônima há um tempo, explicando a razão pela qual a JLR teria desistido do projeto.

Ainda assim, alguns fontes dentro da empresa chegaram a dizer que o problema não é mecânico, pois a plataforma D7x do Defender poderia ser adaptada para criar uma picape. A razão seria puramente de mercado, pois a fabricante não via demanda para este tipo de modelo.

Tradicionamente, picapes são montadas com carrceria sobre chassi, enquanto o novo Defender é um monobloco reforçado. Isso não significa que seria impossível, pois está aí a Fiat Toro como prova, ou a Honda Ridgeline no segmento médio. E, com cada vez mais fabricantes apostando em picapes monobloco, um o Defender poderia tomar o mesmo caminho.

Uma futura picape Defender deve seguir a motorização usada pelo SUV, o que significa uma série de opções, como um 2.0 turbo a gasolina ou o 3.0 de 6 cilindros com sistema híbrido, plug-in ou híbrido-leve. A Land Rover ainda trabalha em uma versão V8 para o utilitário, que também poderia ser levado para a picape.

Ouça nosso podcast