Num 2020 em que todas as montadoras presentes no top 20 registraram quedas acima dos 19%, o mercado espanhol amargou uma queda de 32,3% nas vendas de veículos novos. De acordo com a Anfac, entidade responsável pelos números oficiais, as 851.211 unidades registradas no ano passado representaram o pior desempenho desde 2013 (723.936).
A disputa pela liderança entre as marcas, aliás, foi das mais acirradas dos últimos tempos, com a Seat (68.721), 1ª, separada da Peugeot (65.697), 3ª, por aproximadamente 3 mil unidades – entre as duas, a Volkswagen emplacou 66.817 unidades. Em 9º, a Mercedes (42.374) foi mais uma vez a preferida entre as premium.
Mas foi da disputa entre os modelos que veio o grande destaque do ano. Preferido dos espanhóis entre 2017 e 2019 e líder no acumulado até novembro, o Leon (23.582) perdeu a posição de honra para o Dacia Sandero (24.035). A última vez que um modelo não produzido pela Seat havia sido o nº 1 no país foi o Ford Focus, em 2008.
Completando o pódio, o Nissan Qashqai (19.818) foi o líder entre os SUVs / crossovers. Impulsionado pela variante híbrida, o Toyota Corolla (15.478) encerrou o ano na 5ª posição, não tão distante do Renault Clio (17.816). Um dos destaques negativo de 2020, vale ressaltar, foi a Seat. Além de perder a liderança entre os modelos, viu o Ibiza despencar da 5ª para a 24ª colocação.
POS. |
MODELO |
2020 |
% MERCADO 2020 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
1º |
DACIA SANDERO |
24.035 |
2,8% |
33.880 |
2,7% |
-29,06% |
2º |
SEAT LEON |
23.582 |
2,8% |
35.847 |
2,8% |
-34,21% |
3º |
NISSAN QASHQAI |
19.818 |
2,3% |
30.156 |
2,4% |
-34,28% |
4º |
RENAULT CLIO |
17.816 |
2,1% |
25.538 |
2,0% |
-30,24% |
5º |
TOYOTA COROLLA |
15.478 |
1,8% |
15.713 |
1,2% |
-1,50% |
6º |
SEAT ARONA |
15.365 |
1,8% |
25.128 |
2,0% |
-38,85% |
7º |
PEUGEOT 2008 |
15.225 |
1,8% |
20.258 |
1,6% |
-24,84% |
8º |
PEUGEOT 3008 |
14.651 |
1,7% |
23.308 |
1,9% |
-37,14% |
9º |
RENAULT CAPTUR |
14.196 |
1,7% |
19.033 |
1,5% |
-25,41% |
10º |
SEAT ATECA |
14.139 |
1,7% |
17.487 |
1,4% |
-19,15% |
11º |
HYUNDAI KONA |
14.117 |
1,7% |
14.423 |
1,1% |
-2,12% |
12º |
VW GOLF |
13.421 |
1,6% |
24.329 |
1,9% |
-44,84% |
13º |
PEUGEOT 308 |
13.124 |
1,5% |
18.221 |
1,4% |
-27,97% |
14º |
VW T-ROC |
12.978 |
1,5% |
15.755 |
1,3% |
-17,63% |
15º |
CITROËN C3 |
12.948 |
1,5% |
21.646 |
1,7% |
-40,18% |
16º |
PEUGEOT 208 |
12.839 |
1,5% |
21.203 |
1,7% |
-39,45% |
17º |
TOYOTA C-HR |
12.789 |
1,5% |
15.713 |
1,2% |
-18,61% |
18º |
RENAULT MÉGANE |
12.780 |
1,5% |
25.403 |
2,0% |
-49,69% |
19º |
FORD FOCUS |
12.755 |
1,5% |
17.113 |
1,4% |
-25,47% |
20º |
HYUNDAI TUCSON |
12.746 |
1,5% |
17.940 |
1,4% |
-28,95% |
POS. |
MARCA |
2020 |
% MERCADO 2020 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
1º |
SEAT |
68.721 |
8,1% |
111.982 |
8,9% |
-38,6% |
2º |
VOLKSWAGEN |
66.817 |
7,8% |
94.328 |
7,5% |
-29,2% |
3º |
PEUGEOT |
65.697 |
7,7% |
97.939 |
7,8% |
-32,9% |
4º |
TOYOTA |
57.580 |
6,8% |
71.697 |
5,7% |
-19,7% |
5º |
RENAULT |
56.138 |
6,6% |
86.419 |
6,9% |
-35,0% |
6º |
KIA |
47.624 |
5,6% |
59.523 |
4,7% |
-20,0% |
7º |
HYUNDAI |
45.505 |
5,3% |
62.766 |
5,0% |
-27,5% |
8º |
CITROËN |
43.818 |
5,1% |
67.151 |
5,3% |
-34,7% |
9º |
MERCEDES-BENZ |
42.374 |
5,0% |
53.719 |
4,3% |
-21,1% |
10º |
DACIA |
39.395 |
4,6% |
55.689 |
4,4% |
-29,3% |
11º |
AUDI |
37.287 |
4,4% |
51.114 |
4,1% |
-27,1% |
12º |
BMW |
35.229 |
4,1% |
46.887 |
3,7% |
-24,9% |
13º |
FORD |
34.776 |
4,1% |
57.169 |
4,5% |
-39,2% |
14º |
NISSAN |
34.761 |
4,1% |
51.557 |
4,1% |
-32,6% |
15º |
OPEL |
30.224 |
3,6% |
69.103 |
5,5% |
-56,3% |
16º |
FIAT |
28.516 |
3,4% |
47.115 |
3,7% |
-39,5% |
17º |
SKODA |
22.667 |
2,7% |
29.388 |
2,3% |
-22,9% |
18º |
VOLVO |
14.325 |
1,7% |
16.606 |
1,3% |
-13,7% |
19º |
MAZDA |
14.253 |
1,7% |
23.160 |
1,8% |
-38,5% |
20º |
JEEP |
10.802 |
1,3% |
18.545 |
1,5% |
-41,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
851.211 |
100,0% |
1.258.251 |
100,0% |
-32,3% |
Fontes: Anfac / Motorpassion / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fora de linha no Brasil, Renault Sandero chega à linha 2023 na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Sandero terá nova geração em 2027 com design robusto e versão elétrica
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sandero volta a liderar vendas de carros na Europa em abril
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Carros mais vendidos na Europa em fevereiro: Tesla duela com Sandero