Apresentada oficialmente no início de 2018, a atual geração do Ford Focus não deve demorar para receber importantes atualizações de meia-vida. As novidades já estão sendo testadas e devem estrear primeiro na Europa, onde protótipos do modelo reestilizado começam a ser flagrados em testes.
As imagens mostram especificamente a variante Active da carroceria station, que aparece com camuflagem concentrada no conjunto frontal e na traseira. Apesar do disfarce, é possível notar novidades no formato dos faróis, mudanças no desenho da grade e alterações no para-choque. Na traseira, são esperadas lanternas mais estreitas e equipadas com arranjo inédito de luzes.
São aguardadas atualizações também no interior, especialmente no sistema de entretenimento e recursos de assistência à condução. Além disso, devem mudar detalhes como grafismos do quadro de instrumentos, revestimentos dos bancos e console. O facelift valerá tanto para a carroceria station das fotos, como para as variantes hatchback e sedã.
No geral, as mudanças não serão estritamente profundas, mas suficientes para manter o Focus atualizado diante da concorrência, formada por rivais como Volkswagen Golf, Opel Astra, Renault Mégane e Peugeot 308. Em 2020, o modelo vendeu na Europa - seu principal e maior mercado - cerca de 186.766 unidades, queda de 21,1% na comparação com 2019. O Golf, para efeito de comparação, emplacou 308.834 unidades (-32,4%).
No Brasil, o Focus saiu de linha em 2019 e não ganhou substituto. No geral, o segmento de hatchbacks médios agoniza no mercado nacional e praticamente sucumbiu diante do avanço dos SUVs.
Fonte: Christian_W_76 para CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Focus sairá de linha em 2025 e Ford não sabe o que fazer com a fábrica
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Oficial: Ford Focus sairá de linha em 2025 sem direito a sucessor
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Longe do Brasil, Ford Focus aposta no etanol contra eletrificação