Novo Lada Niva: projeção antecipa design retrô da próxima geração
Novo modelo chegará ao mercado em 2024 usando a plataforma CMF-B da Renault
Confirmada pelo grupo Renault há aproximadamente duas semanas, a nova geração do icônico Lada Niva não demorou para se tornar alvo dos projetistas de plantão. Prova disso são estas renderizações, publicadas pelo site russo Kolesa e responsáveis por adiantar detalhes importantes sobre o visual do novo modelo. As projeções foram baseadas em teaser divulgado pela própria empresa e evidenciam a pegada retrô que será aplicada no design.
A dianteira remeterá diretamente ao modelo original lançado em 1977, mas será incrementada com elementos modernos como luzes diurnas em LED e apliques texturizados. Na traseira, as lanternas serão horizontais e divididas pela tampa do porta-malas. Além disso, a carroceria terá linha de cintura elevada, generosa distância em relação ao solo e detalhes de apelo off-road, como ganchos para reboque bem destacados no para-choque.
Galeria: Novo Lada Niva - Projeção
As expectativas em torno do lançamento são altas, não só pelo modelo em si como também pela marca Lada como um todo. A ideia é que o novo Niva seja capaz de “abrir novos horizontes para a marca”, ajudando-a a expandir-se para fora do mercado russo. Além do Niva, mais 3 novos modelos serão lançados até 2025. Todos são parte da estratégia de tornar a marca mais competitiva e global.
Para tanto, a Lada ficará mais integrada à Dacia, de modo a estreitar relações e passar a trocar mais experiências - ambas, vale lembrar, são controladas pelo grupo Renault. Um dos pilares dessa integração será o compartilhamento de plataformas, especialmente a base CMF-B. Já usada por modelos Renault e Dacia (como nos novos Logan e Sandero), a base também servirá aos próximos lançamentos da Lada, incluindo o novo Niva.
Atualmente, a Lada oferece dois modelos com o nome Niva na Rússia: o legítimo, vendido como Niva Legend, e outro mais novo, chamado Niva Travel - recentemente reestilizado e resultado de uma antiga parceria com a Chevrolet.
Fonte: Kolesa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Novo Duster seria 'pai' do próximo Lada Niva, mas Rússia mudou planos
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Lada Niva de Vladimir Putin: preparação especial e motor da Opel
Quais foram os carros que menos perderam valor no Brasil em 2024?
Avaliação especial Lada Niva Legend: A lenda está viva