Agora é oficial! A nova geração do Honda HR-V fará sua estreia global no dia 18 de fevereiro e ganha seu primeiro teaser, um pouco antes do que esperávamos, já que a mídia japonesa apontava para uma apresentação em março. O crossover compacto agora contará com um sistema híbrido de série para o mercado Europa, enquanto outros paóses devem receber um 1.5 aspirado e um 1.0 turbo de três cilindros.
As imagens revelam alguns detalhes sobre o novo Honda HR-V. A primeira é a da traseira e, apesar da foto estar bem clara, não é difícil notar as lanternas bem finas e como o teto está bem inclinado, com uma coluna C na diagonal. Isso já havia sido mostrado pelos flagras do crossover em testes no Japão e na Europa e, de acordo com as revistas japonesas, faz parte de um plano da marca para deixar o carro maior, abrindo espaço para um modelo abaixo e com design mais convencional - que pode ser batizado como ZR-V.
O hotsite do Vezel, versão japonesa do HR-V, mostra mais alguns detalhes. Uma das imagens é do teto solar, enquanto as outras duas mostram o interior. Há uma foto que mostra a multimídia e os comandos do ar-condicionado e ela tem dois pontos interessantes. O crossover terá a mesma central multimídia e os controles do ar-condiciondo que o Fit, mas o design do painel será diferente, com saídas de ar horizontais. Já a outra imagem mostra uma das saídas de som, pois a Honda promete oferecer uma experiência que irá “impressionar os cinco sentidos.”
Todas as fotos que vimos até agora mostram que a Honda trará uma nova identidade visual para o HR-V, usando uma grade maior e faróis mais finos, combinando o estilo da minivan Odyssey com um pouco do novo Civic. Já a traseira, de acordo com os rumores no Japão, trará uma lanterna que passa por toda a tampa do porta-malas, como visto no conceito e:SUV.
A parte mecânica ainda não foi confirmada. A única informação revelada pela Honda é que o novo HR-V será vendido somente com motorização híbrida na Europa, como foi com o Fit, para cumprir a meta de oferecer apenas carros eletrificados no continente até 2022. Por utilizar a nova plataforma do Fit, o esperado é que use o mesmo sistema híbrido. No caso do hatch, está disponível nas versões de 98 cv e 12,9 kgfm; e 109 cv e 25,9 kgfm.
Em outros países, a versão híbrida será complementada por motores não eletrificados. Para o Japão, fala-se do 1.5 aspirado de 132 cv e 15,8 kgfm e há alguns rumores sobre um 1.0 turbo de três cilindros – este é oferecido somente no City para a Ásia, com 122 cv e 17,6 kgfm. Em todos so casos, a transmissão continuará a ser a automática do tipo CVT.
Após a apresentação em fevereiro, o novo Honda HR-V fará sua estreia primeiro no Japão, seguindo para a Europa logo em seguida. É possível que alguns mercados como o norte-americano recebam o crossover ainda neste ano. Já no Brasil, a estreia é esperada somente para 2022, pois a marca trabalha no lançamento do novo City e da inédita versão hatchback para este ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Honda HR-V 2025 é lançado com facelift; veja o que muda
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5T e o preço do sucesso
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Semana Motor1.com: S10 e T-Cross 2025, BYD lança a Shark e mais