No maior mercado automotivo do mundo o show não pode parar e o Salão de Pequim (Auto China 2020) abre as portas para o público neste sábado (26). A Honda estreou no evento com a apresentação do Honda SUV e: concept, um conceito que antecipa o primeiro veículo elétrico "puro" da marca, ou seja, um modelo projetado desde o zero para ser um carro elétrico. 

Apesar de estar na fase de protótipo, o chamado e: concept não deve demorar para chegar ao mercado, pelo menos é o que diz o diretor executivo da Honda e chefe da sede na China, Katsushi Inoue:

"O veículo elétrico puro desenvolvido com base no Honda SUV e: concept será produzido em massa o mais rápido possível."

Galeria: Honda SUV e:concept

Com lançamento inicial na China, a versão de produção deste SUV elétrico será um modelo de produção em massa e em um segundo momento chegará aos mercados globais. Ele também irá influenciar o design de outros modelos da marca, mesmo que não tenham propulsão elétrica, como o nosso conhecido Honda HR-V, um SUV compacto que deve ganhar uma nova geração em 2021. 

O visual do e: concept adota o conceito chamado "One Touch of the Future". Tem aspecto bem dinâmico e futurista, com traços definidos e predominância de linhas retas, além de faróis e lanternas bastante estreitos preenchidos por LEDs. Um design que no geral é completamente diferente do que estamos acostumados a ver na Honda. Em um olhar rápido, parece ter elementos presentes no Hyundai Concept 45, que em breve também se transformará em um modelo de produção. 

Honda e:Concept - suv elétrico - frente
Honda e:Concept no Salão de Pequim 2020

Este veículo também será equipado com o sistema "Honda CONNECT" de próxima geração, usando assistentes de inteligência artificial e realizará uma interconexão mais abrangente, bem como atualizações sem fio e outras funções.

"A Honda está se esforçando para desenvolver um modelo elétrico de produção em massa que oferecerá um valor baseado em experiências de mobilidade que permanecem frescas e DIVERTIDAS para os clientes. Para tanto, o novo EV será equipado com ADAS omnidirecional, a próxima geração do Honda SENSING e sistema de assistência ao motorista com desempenho aprimorado de reconhecimento, predicação e tomada de decisão, bem como o Honda CONNECT de última geração, que apresenta uma interface de assistente AI, link para smartphone e atualizações sem fio possibilitadas por conectividade avançada."

O novo sistema de assistência ADAS Omnidirecional mencionado acima é um sistema avançado de assistência ao motorista, que entrará em testes de demonstração na China antes do final deste ano.

"ADAS omnidirecional é a próxima geração e forma avançada do Honda SENSING, com reconhecimento, previsão e desempenho de tomada de decisão aprimorados. Essa melhoria foi possível ampliando o ângulo da câmera frontal e adotando um monitor de 360 ​​graus, que permitiu ao sistema detectar um ambiente periférico do veículo com mais precisão. Este sistema será capaz de ajudar uma direção segura em condições de direção mais complexas e diversas em rodovias e estradas de superfície."