O ano de 2021 será o momento em que a Volkswagen finalmente deixará o Golf um pouco de lado, agora que ele já foi atualizado em todas as versões, para olhar para o seu irmão menor. O Volkswagen Polo 2022 finalmente aparece em testes na Europa, usando um disfarce esperto, com adesivos na cor da carroceria para esconder as alterações no design, mas que acaba revelando que terá um estilo próximo do Golf.

Basta olhar para a foto da traseira para ver como o Volkswagen Polo 2022 buscará inspiração no Golf. As lanternas parecem iguais, mas logo ao lado estão adesivos cinzas, no mesmo tom da pintura do carro, escondendo que serão mais largas, invadindo a tampa do porta-malas. Faz sentido para puxar um pouco dos clientes do Golf para o Polo e manter a identidade visual para os hatches da marca.

Galeria: Volkswagen Polo 2022 - Flagra

Outro detalhe interessante na traseira está no para-choque, que usa saídas de ar falsas semelhantes às do Polo R-Line vendido na Europa. As rodas de aço com calotas não indicam muita coisa, já que pode ser um protótipo inicial usando as rodas que estavam disponíveis ao invés de usar uma de liga leve. Ou pode ser uma versão básica.

A parte dianteira do Polo 2022 também está usando adesivos, estes mais discretos e que cobrem também os faróis. Pela forma como está coberto, também aparenta usar o estilo visto no Golf e no Tiguan reestilizado, usando um formato mais fino e alongado. A grade parece estar levemente mais fina e a barra cromada passou para a parte de baixo, conectando os faróis.

Ainda não sabemos se a Volkswagen prepara alguma mudança na motorização do Polo para a Europa. Pelas novas normas de emissões, a marca poderia ir atrás de um sistema híbrido-leve, ajudando a reduzir a emissão de poluentes e o consumo de combustível. Por dentro, devemos ver uma atualização para o painel de instrumentos digital e a central multimídia, trazendo um pouco da tecnologia do Golf para o segmento abaixo.

A apresentação do Volkswagen Polo 2022 é esperada para este ano na Europa e o Brasil deve seguir de perto. Há chances de que o modelo nacional tenha uma alteração no desenho, algo que já foi feito no lançamento em 2017. No caso do Virtus, como é vendido somente por aqui, teremos que esperar mais um pouco enquanto a divisão brasileira trabalha na sua atualização. Mas ambos devem trazer atrações do Nivus, como o novo volante da VW e a multimídia VW Play, além de receberem o logotipo atualizado da marca. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com