Sai às ruas brasileiras o primeiro dos 3 modelos inéditos que a Citroën prepara para nosso mercado. Trata-se de um SUV (bem) compacto, com cerca de 4 metros de comprimento, que vai atuar abaixo do C4 Cactus. Com projeto de origem indiana, ele marcará o início de uma fase para a marca francesa no país, desta vez com carros mais simples e acessíveis, para se posicionar abaixo da Peugeot - invertendo a hierarquia que existia até então dentro do Grupo PSA.
O flagra foi feito por Geraldo Carlos Francisco, seguidor do perfil Gessner Motors no Instagram (que gentilmente cedeu as imagens ao Motor1.com), na cidade de Barra Mansa (RJ). A camuflagem zebrada, e não mais aquele caixote preto, indica que os testes de desenvolvimento já estão bem adiantados, o que significa que o lançamento pode acontecer ainda no fim de 2021. Além do "SUVinho", o projeto que a Citroën chama de "Smart Car" contempla também um hatch e um sedã.
Se compararmos o carro do flagra feito aqui com o que mostramos no fim de agosto na Índia, veremos que se trata do mesmo modelo: um pequeno crossover com carroceria estreita e elevada, que deve inaugurar no Brasil um segmento que está em alta na Índia - o mesmo do Nissan Magnite, que também será brasileiro em 2022. Sabendo da preferência do público pelos SUVs, até mesmo em detrimento dos hatches compactos (o Magnite ficará no lugar do March por aqui), cada vez mais marcas deverão apostar neste filão.
Projeto tem origem indiana, conforme mostra flagra realizado em agosto passado naquele país
Em termos visuais, o crossover deve trazer ao Brasil a nova identidade visual da Citroën, com uma dianteira que lembra o novo C4 europeu (ao menos no formato de faróis e grade), mantendo o esquema do conjunto óptico dividido conhecido do Cactus, mas com um novo layout. A larga coluna C deve trazer acabamento em preto, assim como a coluna A, para dar a impressão do "teto flutuante" que é moda nos SUVs.
Na parte mecânica, a futura família Citroën C3 se apoiará na plataforma CMF do Peugeot 208, que a própria PSA disse estar implantando na fábrica de Porto Real (RJ) desde junho passado. O motor de estreia deverá ser o conhecido 1.6 aspirado do 208 (118 cv e 15,5 kgfm), com câmbio manual de 5 marchas e automático de 6 posições, mas com possibilidade de receber os Firefly da Fiat (agora parceira do Grupo PSA por meio da nova empresa Stellantis) num futuro não muito distante.
Na Índia, a imprensa local diz que o crossover pode ser batizado como C3 Sporty. Ele será o modelo de estreia da Citroën naquele mercado, devendo ser apresentado por lá antes que no Brasil. Ficaremos de olho.
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