Demorou, mas está aí. A Volkswagen finalmente apresentou o Up! 2021 e, como esperado, o subcompacto ficou com apenas uma versão em seu catálogo. A Xtreme, até então a topo do portfólio, é a única opção e segue com o motor 1.0 TSI e, como maior novidade, a homologação para 4 ocupantes. Custa R$ 60.090, sem opcionais além das cores metálicas (R$ 1.570).
A homologação para 4 passageiros não é uma novidade, já que a própria VW já tinha falado sobre o assunto. A solução veio após a obrigatoriedade de cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes do veículo. Vale lembrar que na Europa o Up é homologado para 4 ocupantes e a linha 2021 tem até um (nada) discreto aviso para não colocar um terceiro ocupante no banco traseiro.
Ao menos, o Up! segue como uma das opções com motor turbo mais baratas de nosso mercado. O 1.0 TSI segue com 101/105 cv e 16,8 kgfm de torque e o câmbio manual de 5 marchas. Entre os itens de série, rodas de 15", faróis de neblina, sistema de som com Bluetooth e USB, computador de bordo, controle de tração, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos e outros.
Visualmente, o Up! Xtreme se diferencia pelos apliques nas caixas de rodas e rack no teto, além da já famosa tampa preta que faz parte do Up! TSI desde seu lançamento. A chegada da linha 2021 do subcompacto coloca fim a um mistério sobre seu fim de vida no próximo ano, mas tudo pode acontecer até 2022, já que a marca deve divulgar futuros lançamentos, incluindo novos produtos nascidos na planta de Taubaté (SP), onde hoje são feitos Up!, Gol e Voyage - Saveiro ainda é um produto de São Bernardo do Campo, assim como Polo, Virtus e Nivus.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente