SsangYong entra com pedido de concordata ao não conseguir pagar dívidas
Montadora contraiu empréstimos de 60 bilhões de won com três grandes bancos estrangeiros
A fabricante SsangYong entrou com pedido de concordata na Coreia do Sul depois de não conseguir honrar empréstimos acumulados de aproximadamente 60 bilhões de won (quase R$ 350 milhões, numa conversão direta). O procedimento é consequência da falta de acordo com credores para estabelecimento de novos prazos para pagamento da dívida, que deveria ter sido honrada desde o dia 14 deste mês.
A marca solicitou junto à justiça a execução de um plano de reestruturação autônomo, que lhe dará até três meses para renegociar dívidas com credores antes de uma decisão definitiva do tribunal. Os empréstimos foram contraídos junto a três grandes bancos estrangeiros: 30 bilhões de won ao Bank of America, 20 bilhões de won ao JPMorgan Chase & Co e 10 bilhões de won ao BNP Paribas.
Galeria: Novo SsangYong Korando
A situação financeira da marca é delicada há anos e acabou ficando ainda mais conturbada nos últimos meses em razão da pandemia de COVID-19. De janeiro a novembro, as vendas caíram 20% em relação ao mesmo período de 2019, com apenas 96.825 carros entregues. No primeiro trimestre de 2020, o prejuízo líquido foi de 193,5 bilhões de won (quase R$ 900 milhões numa conversão simples).
Nos últimos 11 anos, esta é a segunda vez que a SsangYong entra com pedido de falência. Da última vez, em 2010, acabou sendo salva pela indiana Mahindra, que adquiriu 70% da empresa por aproximadamente US$ 460 milhões (participação que atualmente é de 74,65%). No entanto, os indianos pararam de investir e parecem não ter interesse em salvar a marca. Não por acaso, estão há meses procurado abertamente um comprador.
SsangYong no Brasil
Por aqui, a trajetória da empresa sempre foi marcada por idas e vindas. Teve oficialmente duas passagens pelo país, a primeira entre 1995 e 1998 e a segunda entre os anos de 2001 e 2015. Em 2018, tentou voltar ao mercado pela terceira vez com os modelos Tivoli, Korando e Actyon Sports, mas os planos acabaram não vingando.
Galeria: SsangYong Rexton Sports (Musso) - Avaliação
Fotos: Divulgação
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 13:00 Renault Symbioz 2024 adianta futuro SUV brasileiro da marca
- 12:00 Toyota Hilux perde polêmico aerofólio das versões SRX Plus e GR-Sport
- 11:00 Stellantis pode colocar motores a combustão de volta em carros elétricos
- 10:00 BMW trocará nome de carros a combustão por conta dos elétricos
- 09:00 Citroën Basalt finaliza testes e será lançado no Brasil no segundo semestre
- 08:00 Comparativo Chevrolet Spin vs. Citroën C3 Aircross: experiência conta
- 12:00 Os detalhes do Bao 5, o Leopardo chinês que a BYD vai vender no Brasil
- 11:00 Perto de mudar, Peugeot 2008 tem desconto com preço de Renault Kardian
Sobre este artigo
Categoria |