Novo Toyota Yaris GR-S é revelado com CVT de 10 marchas e adianta versão nacional
Tem cara de esportivo, mas mantém o motor 1.5 aspirado
A Toyota continuará a investir na linha Gazoo Racing no Brasil, como está fazendo no resto do mundo, com o plano de oferecer uma variante, seja esportivada ou realmente preparada, para cada um de seus carros. Depois de Corolla GR-S e Hilux GR Sport, o próximo modelo já aparece na Ásia: Yaris GR-S, lá conhecido como Vios, na carroceria sedã.
O Toyota Yaris tem um papel forte em alguns países da Ásia, como Malásia, onde a versão GR-S foi revelada. Existe um campeonato por lá chamado Vios Challenge, que está indo para sua quarta temporada em 2021 e que inspirou a variante esportivada. “Este é um modelo muito especial por várias razões: foi desenvolvido localmente, inspirado no sucesso do Vios Challenge, e acima de tudo, atende todos os critérios do que a marca GR representa”, diz Akio Takeyama, chefe de motorsport da Gazoo Racing e vice-chairman da Toyota na Malásia – e que também corre na categoria.
Galeria: Toyota Vios GR-S
Normalmente, os modelos GR Sport (ou GR-S) tem somente o visual esportivado e, no máximo, um novo ajuste para a suspensão. No caso do Vios GR-S, há uma outra novidade na parte mecânica. Apesar de ser a mesma transmissão automática do tipo CVT da versão normal, ela foi reprogramada para entregar 10 marchas simuladas ao invés de 7 posições virtuais. A Toyota fiz que isso melhora a resposta do carro e ajuda nas retomadas e ultrapassagens, permitindo que o motor fique em rotações altas por mais tempo.
A transmissão é a única novidade, pois o motor 1.5 Dual VVT-i de 107 cv e 14,3 kgfm (110 cv e 14,9 kgfm no Brasil, com etanol) segue sem qualquer novidade.
No design, não é nada muito longe do que vimos em outros modelos da linha GR-S. Traz rodas de liga leve de 17” com desenho exclusivo e pintadas de preto, usando pneus 205/45 R17 de perfil baixo. O para-choque foi alterado, ganhando um desenho que remete ao GR Yaris vendido na Europa, alterando a área dos faróis de neblina, enquanto a grade tem um acabamento interior em colmeia. A traseira traz um difusor integrado, spoiler pintado de preto na tampa do porta-malas. Por fim, tem saias laterais e espelhos com capa preta.
Do lado de dentro estão os bancos esportivos combinando couro e suede com costuras vermelhas e o logo GR no encosto de cabeça. O emblema da Gazoo Racing aparece também no botão de partida do motor, nos tapetes, na animação que aparece na tela de 4,2” do painel de instrumentos ao ligar o veículo.
Na Malásia, o Toyota Vios GR-S será vendido por 95.480 ringgit (aproximadamente R$ 120.180 na cotação atual), o que o posiciona como a versão mais cara do Yaris Sedan por lá, contando com todos os equipamentos, como faróis de LED, central multimídia de 7", monitor de ponto cego e mais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia