Após três meses consecutivos de retração na composição global do mercado brasileiro, as vendas no varejo reagiram em outubro. De acordo com a Fenabrave, 55,11% dos 205.244 automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado foram registrados através da modalidade. A Chevrolet, com 19,46% do total, liderou mais uma vez, com Volkswagen (14,05%) e Fiat (13,03%) em briga apertada pela segunda posição.
Chevrolet Onix (9.585) e Hyundai HB20 (7.495) chegaram ao 13º mês consecutivo no topo entre os automóveis, com o Onix Plus (6.397) – líder entre os sedãs – completando o pódio pela 3ª vez seguida. Superado pelo Fiat Argo (4.422) em setembro, o Ford Ka (4.808), agora sem a mesma força nas vendas diretas por decisão da marca em reduzir vendas para locadoras, assumiu a quarta posição.
Com quase 87% de todas as suas unidades, o Toyota Corolla (3.688) conseguiu algo pouco provável nos últimos tempos para um sedã médio: ficar à frente de SUVs e crossovers. Com o Chevrolet Tracker (3.606) recuperando a posição de honra perdida nos últimos dois meses, o segmento mais aquecido do mercado ainda teve o Hyundai Creta (3.523) e o Honda HR-V (3.209) entre os dez primeiros.
Na briga entre os modelos mais baratos do país, o Renault Kwid (3.589), em 8º, abriu mais de 700 unidades de vantagem sobre o Fiat Mobi (2.840), o 12º. O Caoa Chery Tiggo 2, com 437 emplacamentos, foi o único do top 50 a assegurar todas as suas unidades sem o auxílio das vendas diretas. Presente em setembro, o Mitsubishi Eclipse Cross (309) repetiu a dose em outubro. Em 40º, o BMW 320i (456) foi novamente o único premium no ranking.
Entre os comerciais leves, a Fiat Toro (2.550) levou a melhor – por pouco – sobre a Strada (2.399) numa disputa interna da marca italiana. Próxima de ambas, a Toyota Hilux (2.116) caiu para terceiro. Sétima nos dois meses anteriores, a Fiat Fiorino (612) subiu duas posições. Em mau momento comercial, a VW Amarok (275) ficou fora do top 10.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | OUT. 20 |
1º | CHEVROLET ONIX | 9.585 | 78,55% | 12.203 |
2º | HYUNDAI HB20 | 7.495 | 84,19% | 8.903 |
3º | CHEVROLET ONIX PLUS | 6.397 | 74,22% | 8.619 |
4º | FORD KA | 4.808 | 64,18% | 7.492 |
5º | FIAT ARGO | 4.422 | 58,45% | 7.566 |
6º | TOYOTA COROLLA | 3.688 | 86,98% | 4.240 |
7º | CHEVROLET TRACKER | 3.606 | 54,68% | 6.595 |
8º | RENAULT KWID | 3.589 | 71,47% | 5.022 |
9º | HYUNDAI CRETA | 3.523 | 65,80% | 5.354 |
10º | HONDA HR-V | 3.209 | 89,49% | 3.586 |
11º | VW POLO | 3.134 | 90,71% | 3.455 |
12º | FIAT MOBI | 2.840 | 55,71% | 5.098 |
13º | VW NIVUS | 2.553 | 81,72% | 3.124 |
14º | VW T-CROSS | 2.479 | 48,26% | 5.137 |
15º | HONDA CIVIC | 2.142 | 86,97% | 2.463 |
16º | VW GOL | 2.101 | 24,80% | 8.473 |
17º | HYUNDAI HB20S | 2.033 | 87,25% | 2.330 |
18º | VW FOX | 2.006 | 84,78% | 2.366 |
19º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.887 | 86,64% | 2.178 |
20º | VW VIRTUS | 1.723 | 49,51% | 3.480 |
21º | NISSAN KICKS | 1.523 | 38,40% | 3.966 |
22º | RENAULT DUSTER | 1.373 | 55,81% | 2.460 |
23º | FORD ECOSPORT | 1.344 | 60,65% | 2.216 |
24º | HONDA WR-V | 1.274 | 91,59% | 1.391 |
25º | JEEP RENEGADE | 1.265 | 20,94% | 6.042 |
26º | FORD KA SEDAN | 1.237 | 48,66% | 2.542 |
27º | RENAULT SANDERO | 1.160 | 47,93% | 2.420 |
28º | FIAT CRONOS | 919 | 57,26% | 1.605 |
29º | HONDA FIT | 912 | 73,79% | 1.236 |
30º | TOYOTA YARIS SEDAN | 911 | 50,89% | 1.790 |
31º | JEEP COMPASS | 908 | 14,74% | 6.161 |
32º | FIAT SIENA | 733 | 75,18% | 975 |
33º | TOYOTA SW4 | 691 | 80,16% | 862 |
34º | VW TIGUAN | 592 | 74,19% | 798 |
35º | CHEVROLET SPIN | 566 | 41,22% | 1.373 |
36º | TOYOTA ETIOS HATCH | 532 | 88,81% | 599 |
37º | HONDA CITY | 487 | 66,44% | 733 |
38º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 476 | 54,03% | 881 |
39º | CHEVROLET EQUINOX | 467 | 98,11% | 476 |
40º | BMW 320i | 456 | 86,69% | 526 |
41º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 437 | 100,00% | 437 |
42º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 373 | 77,55% | 481 |
43º | VW JETTA | 372 | 85,32% | 436 |
44º | TOYOTA RAV4 | 327 | 97,90% | 334 |
45º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 315 | 60,00% | 525 |
46º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 309 | 81,53% | 379 |
47º | NISSAN V-DRIVE | 283 | 48,79% | 580 |
48º | VW UP | 268 | 97,81% | 274 |
49º | CITROËN C4 CACTUS | 263 | 37,79% | 696 |
50º | MITSUBISHI OUTLANDER | 251 | 92,96% | 270 |
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | OUT. 20 |
1º | FIAT TORO | 2.550 | 42,86% | 5.949 |
2º | FIAT STRADA | 2.399 | 23,83% | 10.068 |
3º | TOYOTA HILUX | 2.116 | 67,82% | 3.120 |
4º | CHEVROLET S10 | 727 | 21,38% | 3.401 |
5º | FIAT FIORINO | 612 | 23,23% | 2.635 |
6º | MITSUBISHI L200 | 551 | 54,61% | 1.009 |
7º | FORD RANGER | 366 | 21,53% | 1.700 |
8º | RENAULT DUSTER OROCH | 338 | 37,27% | 907 |
9º | VW / MAN EXPRESS | 289 | 85,50% | 338 |
10º | KIA K2500 | 282 | 100,00% | 282 |
11º | VW AMAROK | 275 | 49,19% | 559 |
12º | NISSAN FRONTIER | 239 | 25,29% | 945 |
13º | VW SAVEIRO | 227 | 7,28% | 3.117 |
14º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 172 | 100,00% | 172 |
15º | IVECO DAILY 35-150 | 163 | 94,22% | 173 |
16º | HYUNDAI HR | 120 | 71,86% | 167 |
17º | RENAULT MASTER | 111 | 19,68% | 564 |
18º | IVECO DAILY 30S13 | 104 | 99,05% | 105 |
19º | PEUGEOT EXPERT | 94 | 45,19% | 208 |
20º | CHEVROLET MONTANA | 93 | 23,37% | 398 |
21º | FIAT DUCATO | 73 | 26,84% | 272 |
22º | CITROËN JUMPY | 72 | 43,37% | 166 |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 70 | 100,00% | 70 |
24º | EFFA V21 | 51 | 96,23% | 53 |
25º | PEUGEOT BOXER | 28 | 87,50% | 32 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 27 | 100,00% | 27 |
27º | PEUGEOT PARTNER | 23 | 85,19% | 27 |
28º | CITROËN JUMPER | 18 | 85,71% | 21 |
29º | IVECO DAILY 35S14 | 15 | 75,00% | 20 |
30º | EFFA V22 | 12 | 100,00% | 12 |
31º | IVECO DAILY 30-130 | 12 | 92,31% | 13 |
32º | JAC V260 | 10 | 100,00% | 10 |
33º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 8 | 100,00% | 8 |
34º | BYD T3 | 6 | 100,00% | 6 |
35º | FOTON AUMARK 1039 | 6 | 100,00% | 6 |
36º | FIAT DOBLÒ | 2 | 1,96% | 102 |
37º | IVECO DAILY | 2 | 100,00% | 2 |
38º | CHEVROLET | 1 | 100,00% | 1 |
39º | CITROËN BERLINGO | 1 | 100,00% | 1 |
40º | FIAT PICK-UP | 1 | 100,00% | 1 |
41º | FORD | 1 | 100,00% | 1 |
42º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 100,00% | 1 |
43º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 1 | 100,00% | 1 |
44º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 1 | 100,00% | 1 |
45º | VW KOMBI | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação