Após um longo tempo de espera, a linha do Golf 8 finalmente está completa com a apresentação de uma versão bem especial. O Volkswagen Golf R 2022 não só tem o papel de opção mais cara e esportiva do hatchback médio, como também é a variante mais potente já produzida do carro, com 320 cv vindos de seu motor 2.0 TSI.
Até agora, o Golf mais potente que a VW produziu era o Clubsport S com seus 310 cv, oferecido como uma versão limitada a 400 unidades. Agora o Volkswagen Golf R 2022 aumenta este limite para 320 cv e 42,8 kgfm, o que faz com que acelere de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tenha velocidade máxima de 250 km/h. Em comparação à geração passada, são 20 cv e 4,1 kgfm extras. Os clientes poderão escolher pelo câmbio manual de 6 marchas ou automatizado DSG de dupla embreagem e 7 posições (com caixa banhada em óleo).
Como era de se esperar, o Golf R vem com o sistema de tração integral 4Motion, que funciona de forma diferente das gerações anteriores. A Volkswagen colocou um novo diferencial traseiro que distribui a força de forma variável entre os eixos, com a habilidade de mandar 100% do torque para a roda do lado de fora da curva ao usar o "Drift Mode". Este modo é uma das duas novas opções do seletor, junto com o Race Mode, além dos convencionais Sport, Comfort e Individual.
A VW também repete o uso de suspensão MacPherson na dianteira e multi-link na traseira, com altura reduzida em 20 milímetros. As molas mais rígidas e a nova geometria fazem com que o novo Golf R seja 10% mais rígido do que o seu predecessor, tanto na frente quanto atrás, com uma redução de 1% na cambagem negativa e uma redução de peso de 3 kg graças ao subframe de alumínio.
Visualmente, o novo Golf R certamente parece tão interessante quanto seu desempenho sugere. O hot hatch recebe um novo para-choque com difusor de ar inspirado em carros de pista, grades exclusivas para a versão e acabamento em preto brilhante no exterior. As rodas de liga leve aro 19" são de série.
Do lado de dentro, a cabine traz as linhas que já vimos no Golf GTI, mas com pequenas alterações, como o botão R no volante, para acionar o Race Mode, e o acabamento azul no console e nas portas. Contará com central multimídia de 10", painel de instrumentos digital e até um touchpad no volante multifuncional. Terá como opcional o acabamento de couro Nappa.
O Volkswagen Golf R começará a ser vendido na Europa nesta semana, em pré-venda, com entregas previstas somente para o início de 2021, sem preços divulgados até o momento. As chances de ver a versão mais picante da oitava geração do Golf no Brasil são quase nulas, já que a marca deve apostar somente na variante GTI e na híbrida plug-in GTE para nosso mercado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos