Apesar da chegada do Puma ao mercado europeu, o Ford EcoSport segue vivo na região e agora conta com uma nova versão: chamada Active, ela tem uma estética mais aventureira e até poderia servir de exemplo para uma opção extra para o Brasil, adotando alguns itens do EcoSport Storm, como as proteções plásticas nas laterais, mas sem mexer na grade dianteira.
O nome Active é usado por vários modelos da Ford na Europa, como Fiesta e Focus, usando sempre a mesma fórmula: suspensão elevada, pneus mais largos e proteção plástica sobre as caixas de rodas. O Ford EcoSport Active quebrou a regra trazendo somente o visual aventureiro, já que é um crossover compacto e já é naturalmente mais alto que os hatchbacks.
Além da já mencionado proteção plástica nas laterais, o teto e os retrovisores recebem acabamento preto brilhante, enquanto as rodas de liga leve também ganham pintura preto brilhante. O logotipo Active aparece nos bancos, que têm o mesmo material visto no nosso EcoSport Storm, porém, na cor preta.
Pelo posicionamento de preço, o EcoSport Active ficará entre as versões mais caras. Contará com central multimídia Ford Sync 3 com tela de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, partida por botão, chave presencial, ar-condicionado automático, sensores de estacionamento, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, detector de pedestres, sensores crepuscular e de chuva, controle de cruzeiro e mais.
Terá somente uma motorização, com o premiado motor 1.0 EcoBoost de três cilindros, entregando 125 cv e 17,3 kgfm de torque máximo. Embora esta motorização tenha uma opção de transmissão automática de 6 marchas, o que está sendo reportado pela mídia europeia é que será oferecido apenas com câmbio manual, também de 6 posições, e tração dianteira.
No Brasil, a última novidade do Ford EcoSport foi feita em 2019, quando ganhou a versão Titanium sem estepe e com pneus run-flat, ocasião em que o motor 2.0 de 176 cv e 22,5 kgfm passou a ser exclusivo da variante Storm. Não espere por grandes mudanças para o crossover, pois a fabricante já trabalha na próxima geração, avistada em testes usando a carroceria do Ka Sedan e que deve ser revelada em 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford EcoSport terá nova geração na Europa com projeto cancelado no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
A volta do EcoSport? Ford registra patente de SUV misterioso
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford EcoSport com 6 rodas está à venda por R$ 73.000 na internet
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Acabou! Ford EcoSport dá adeus com última unidade produzida na Índia