A atual geração do Ford EcoSport é datada de 2012, com uma reestilização em 2017. Desde então, poucas mudanças aconteceram e o SUV compacto que deu origem ao segmento está "esquecido" no mercado. Mas isso deve mudar nos próximos anos, e em nível global. O que parece um Ka Sedan camuflado é o começo dos testes de componentes do próximo EcoSport.

As fotos foram feitas pelo leitor Luciano Neves Coelho em Tatuí (SP), cidade onde está instalado o Campo de Provas da Ford. Apesar de um primeiro olhar remeter a um Ka Sedan reestilizado, percebemos que se trata de um SUV pelas rodas, pneus e altura da suspensão. É comum modelos já conhecidos serem utilizados como "mulas" para testes de componentes que serão aplicados em protótipos mais adiante no desenvolvimento. 

Galeria: Flagra: Ford EcoSport (mula no Ka Sedan)

Com isso, podemos refletir sobre algumas características do novo EcoSport. O SUV deve adotar uma atualização da atual plataforma, com evoluções principalmente em materiais, resistência e níveis de torção e de ruídos. Em termos de dimensões, ao utilizar um Ka Sedan, podemos esperar um crescimento dos atuais 4.096 mm (sem o estepe) para algo em torno dos 4,30 m, mais próximo dos seus concorrentes como o Nissan Kicks - com ganhos no volume do porta-malas, ponto fraco do Eco atual. E esse crescimento com certeza incluirá aumento no entre-eixos, hoje de 2.519 mm, para melhorar o espaço interno.

Ainda é cedo para ter mais detalhes ou certezas sobre o novo Ford EcoSport. Na Índia, ele está sendo desenvolvido pela Mahindra, mas a nossa região pode estar em um caminho diferente e específico. Além do EcoSport, um novo crossover menor vai nascer na faixa dos 4 metros de comprimento - ele já foi visto em testes usando um Ka hatch como mula. Fornecedores já estão sendo acionados nesta fase de protótipos e a produção será em Camaçari (BA), a única fábrica da marca no país depois do fechamento da planta de São Bernardo do Campo (SP). 

Até 2022, a fabrica baiana fará três novos produtos: o crossover compacto derivado do Ka, o novo EcoSport e um inédito SUV médio. 

 
Envie seu flagra! flagra@motor1.com