Longe do Brasil desde 2014, Chevrolet Sonic sai de linha em definitivo

Fábrica de Lake Orion será usada para montar futuro crossover elétrico Bolt EUV

2017 Chevy Sonic 2017 Chevy Sonic

Lembra do Chevrolet Sonic? O modelo foi vendido no Brasil entre 2012 e 2014, vindo nas versões hatchback e sedã. Após rumores infundados de que ele poderia voltar ao Brasil, a General Motors encerrou oficialmente a produção do carro nos Estados Unidos, reduzindo a oferta de hatchbacks no país para o básico Spark e o elétrico Bolt. O motivo seria a queda constante nas vendas no mercado norte-americano.

A fábrica da General Motors em Michigan (EUA) encerrou a produção do Chevrolet Sonic no dia 19 de outubro, montando unidades que foram encomendadas até julho pelos concessionários. Era o único lugar que ainda fabricava o veículo, que já havia dado adeus em outros mercados, como Austrália, Canadá e Coreia do Sul.

Como todos os hatchbacks e sedãs nos Estados Unidos, o Sonic perdeu espaço aos poucos no mercado. Em 2019, emplacou somente 13.971 unidades, o pior resultado na história do veículo por lá. Este ano caminhava para um resultado semelhante, contabilizando 10.799 unidades entre janeiro e setembro.

Sua carreira não foi melhor no Brasil. Na época, a Chevrolet tentava vender Onix (recém-lançado naquele momento), Agile e Sonic ao mesmo tempo, enquanto a linha de sedãs tinha Prisma, Cobalt e Sonic Sedan. Posicionar o Sonic como um modelo premium fez com que fosse canibalizado pelos modelos mais baratos. Em seu último ano de vendas, o hatch emplacou 4.623 unidades, com um dos piores resultados do segmento, só acima do Peugeot 207 e suas 3.523 unidades. Foi a mesma coisa com o Sonic Sedan, fechando 2014 com 2.789 veículos emplacados, à frente apenas do JAC J3 Turim (1.932).

O fim do Sonic vem por um bom motivo. A fábrica da GM em Lake Orion será usada para montar o futuro Bolt EUV, crossover elétrico baseado no hatch Bolt como o segundo modelo EV da empresa. Além de entrar no segmento de SUVs que está cada vez mais em alta, será um dos primeiros carros da marca a adotar as novas baterias Ultium.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com