Ford Maverick 2021: picape anti-Toro confirma janela traseira deslizante
Picape derivada da plataforma do Bronco Sport será principal rival da Fiat Toro no Brasil
Aproximadamente um mês depois da divulgação dos primeiros rumores, temos agora a confirmação de que a inédita picape Ford Maverick, chegará ao mercado com diversos itens herdados das primas Ranger (versão norte-americana) e F-150. O principal deles, adiantado em agosto, será a janela traseira deslizante com acionamento elétrico - recurso bastante comum em picapes grandes e médias vendidas nos Estados Unidos.
A confirmação se deu a partir da captação de novas imagens, especialmente aquelas que mostram a Ford Maverick de frente. Basta olhar através do para-brisas para identificar facilmente o pequeno recorte no vidro traseiro. Janelas desse tipo são usadas principalmente para ampliar o fluxo de ar dentro da cabine e ter acesso à caçamba. Será um dos principais diferenciais da picape diante da concorrência, já que a Fiat Toro, principal rival, não dispõe da mesma função.
Galeria: Ford Maverick 2022 - Novos flagras
Como já dito, a Maverick será construída sobre a plataforma C2 (a mesma do Focus europeu e dos SUVs Escape e Bronco Sport) e posicionada abaixo da Ranger. Na comparação com a prima, será entre 60 cm e 70 cm mais curta, dependendo da configuração. O visual terá inspiração nos mais recentes SUVs lançados pela Ford, incluindo o icônico Bronco. Neste sentido, são esperadas linhas robustas e de personalidade forte, com traços retilíneos e bem marcados.
A construção será do tipo monobloco, como em carros de passeio, e, portanto, diferente do esquema de chassi separado da carroceria comum em picapes médias e grandes. A ideia da Ford será posicionar a Maverick como uma camionete para o lazer e não essencialmente para o trabalho pesado (função que já cabe às versões mais simples da Ranger). Sob o capô, são esperados os mesmos motores do Bronco Sport: 1.5 e 2.0 turbo EcoBoost, ambos ligados ao câmbio automático de 8 marchas. A tração será dianteira ou integral.
Em termos de mercado, a imprensa internacional crava que o Brasil será o primeiro país a receber o modelo. A oferta atenderá toda a América Latina e do Norte (inclusive Estados Unidos), mas os consumidores daqui serão os primeiros a poder comprar a novidade. A produção, no entanto, não será nacional: tudo indica que caberá ao México abastecer à demanda de toda a região. O lançamento acontecerá em 2021, já como linha 2022.
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Nova tampa da Silverado 2025 já foi motivo de recall nos EUA; entenda
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Peugeot Landtrek 2025 recebe motor da Rampage e adianta futuro da Titano
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado