Ainda recente no Brasil, a atual geração do Hyundai Santa Fe já ganha sua primeira atualização mundo afora. A marca coreana apresenta nesta segunda-feira (12) a chamada "reestilização de meia-vida" do SUV, que traz mudanças visuais na dianteira e traseira, um novo pacote de itens de segurança e uma inédita variante híbrida, além de uma nova versão de luxo Calligraphy, pela primeira vez no modelo.
As configurações com motor somente a combustão serão fabricadas no Alabama, EUA, e chegarão às lojas norte-americanas até o fim do ano, enquanto o Santa Fe Hybrid será feito em Ulsan, na Coreia do Sul, e tem estreia prevista para o primeiro quadrimestre de 2021. Por fim, uma variante híbrida plug-in será lançada no fim do próximo ano.
O Hyundai Santa Fe 2021 segue com conjunto óptico divido em dois blocos, mas recebe um novo conjunto de para-choque e grade com estilo mais robusto, além de uma nova assinatura noturna em LED, tanto na dianteira quanto na traseira. Para completar, as rodas também trazem novo desenho, mais refinado. Pela primeira vez, o SUV passa a contar com a versão luxo Calligraphy, de visual e acabamento diferenciados, incluindo rodas aro 20", grade premium e couro Nappa no interior, além de uma gama maior de cores para a iluminação interna e outros detalhes.
Versão de luxo Calligraphy tem grade e rodas exclusivas, além de acabamento mais refinado
Sob o capô, tudo é novo. O motor 2.4 aspirado da versão de entrada dá lugar ao 2.5 Smartstream com injeção mista (direta e indireta), mantendo o câmbio automático de 8 marchas. Entrega 193 cv de potência e 25,2 kgfm de torque, com ganho de 8% no consumo de combustível, segundo a Hyundai. Já o 2.0 turbo sai de cena para a estreia da versão turbinada deste novo 2.5, com incremento de 18% na potência e aliado a uma nova transmissão de dupla embreagem com caixa úmida e 8 marchas. Rende 280 cv e 42,6 kgfm, além de prometer um consumo 5% inferior.
Já a inédita versão híbrida traz um motor 1.6 turbo de 180 cv pareado a um motor elétrico de 60 cv para um total de 228 cv e 27 kgfm de torque. Neste caso, a transmissão é uma automática de 6 marchas com tração integral HTRAC - esta também disponível com o 2.5 turbo.
Embora trate-se de uma reestilização, a Hyundai diz que fez modificações na carroceria de forma a aumentar a rigidez torcional do conjunto, para melhorar o conforto e o nível de ruído. Ademais, mudanças na parte inferior do carro reduziram o coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,34 para 0,33.
Um novo pacote de assistências ao motorista também foi incorporado ao novo Santa Fe 2021. Ele traz itens como alerta de colisão com frenagem automática, monitor de ponto cego, aviso de saída de faixa com atuação no volante, alerta de tráfego cruzado e até um aviso para não abrir a porta se vier um veículo na lateral, entre outros recursos. Outra novidade é que o SUV agora pode estacionar sozinho tanto de frente quanto de ré, com o motorista fora do veículo. Para isso basta dar o comando pelo seu smartphone, que pode ser configurado como chave digital - faz trava e destrava das portas e dá partida no motor.
Por dentro, o Santa Fe 2021 inaugura uma nova central multimídia de 10,25" com Apple Carplay e Android Auto sem fio (junto com carregador wireless para smartphones), além de um cluster com tela TFT de 12,3" configurável. As versões mais caras trazem ainda head-up display e sistema de som premium da Harman Kardon, entre outros itens.
À venda nos EUA ainda neste fim de 2020, o novo Santa Fe 2021 ainda não tem previsão de chegada ao mercado brasileiro.
Fotos: divulgação
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