Apresentada ao mundo em meados de junho, a nova geração do Nissan X-Trail começa a ser anunciada comercialmente nesta semana nos Estados Unidos. Considerado um dos veículos mais vendidos da marca no país, o SUV chegará efetivamente às lojas no final de outubro e será oferecido em pelo menos 8 diferentes versões. Os preços começam em US$ 25.650 no modelo básico S FWD e alcançam US$ 36.830 no topo de linha Platinum AWD.
Completamente reformulado, o Rogue 2021 - como é chamado nos EUA - ampliou o nível de tecnologia embarcada e ganhou itens inéditos de segurança e assistência à condução. Todas as versões oferecem de série o pacote Nissan Safety Shield 360, que reúne sistema de frenagem automática com detector de pedestres, alerta de ponto-cego, alerta de tráfego traseiro cruzado, alerta de saída de faixa, farol alto automático e frenagem automática em marcha ré, além do alerta de presença no banco traseiro.
Visualmente, o modelo carrega a recente identidade visual da Nissan para SUVs, ou seja, dianteira agressiva com com conjunto de faróis divididos em dois andares e ampla grade cromada em formato de V. Boa parte do design teve inspiração na nova geração do Juke e no conceito Xmotion Concept, que além das linhas gerais antecipou também o formato da carroceria e as proporções. O espaço interno continua sendo um dos principais destaques positivos do carro, assim como a oferta de versões de 5 ou 7 lugares.
Mecanicamente, a Nissan destaca que otimizou o funcionamento do câmbio CVT com acionamento eletrônico, aplicou mais pontos de fixação na suspensão e equipou o conjunto com um novo eixo multilink traseiro. O sistema Motion Control atua no motor, transmissão, tração (quando AWD) e direção conforme o uso do motorista, além de haver um seletor de modo de condução (Sport, Standart e Eco). A plataforma é a base modular CMF-C/D e, sob o capô, o motor 2.5 aspirado de injeção direta entrega 183 cv.
Por aqui, o lançamento do novo X-Trail é aguardado para algum momento de 2021. No portfólio loca, o modelo ficará acima do Kicks e terá a missão de encarar rivais como Honda CR-V, Jeep Compass, Toyota RAV4 e Volkswagen Tiguan AllSpace. A chegada da versão híbrida e-Power (que ainda não foi apresentada) também é bastante cogitada, especialmente para concorrer com o Toyota RAV4 Hybrid.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan X-Trail aparece de novo no Brasil: virá contra CR-V e RAV4?
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Lançamento do Nissan X-Trail e-Power depende das regulamentações no Brasil
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Nissan X-Trail 2024 muda design lá fora enquanto roda em testes no Brasil
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Semana Motor1.com: Haval H6 nacional, novo Tiguan 2024 e mais