Novos Peugeot 208 e 2008 são destaque entre os mais vendidos na Europa em agosto
Dupla cresce nas vendas em um mês com queda de 33% nas vendas
Depois de um mês de julho em que pareceu mostrar uma leve reação, o mercado europeu voltou a perder fôlego. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente, os 884.394 veículos novos comercializados na União Europeia, além de Islândia, Suíça, Noruega e Reino Unido, representaram uma retração de quase 18% em relação a 2019.
O acumulado de 2020, de quase 7,3 milhões de unidades, já é quase 33% inferior ao do ano passado. Líder entre as montadoras, a VW (97.442) perdeu quase ¼ dos compradores de um ano atrás e viu sua participação de mercado recuar 1,1 ponto percentual. A vantagem sobre as demais, no entanto, permanece muito grande.
Destaque para a vice-liderança da Mercedes (57.892) e para a BMW (50.615) em 6º como única do top 10 a crescer – além da alemã, apenas a Kia (35.920), 11ª, e a Mini (12.152), 19ª, tiveram números positivos. Cada vez mais presentes no mercado europeu, os veículos híbridos e elétricos representaram quase 22% do total comercializado, novo recorde. Por segmento, os SUVs / crossovers responderam por mais de 40%.
Com quase 6 mil unidades à frente do Clio (16.399), o VW Golf (22.386) repetiu a liderança de julho, mesmo com retração superior a 15% nos últimos doze meses. Em alta superior a 18% em relação a agosto de 2019, o Peugeot 208 (15.382) garantiu dois franceses no pódio. Também em momento positivo, o Opel / Vauxhall Corsa (15.261) ficou perto.
Mas o grande destaque ficou por conta do 2008. Com 13.452 unidades, quase 34% a mais do que em 2019, o modelo da Peugeot conquistou seu 3º top 10 em toda a carreira – o 2º seguido – e assumiu pela 1ª vez a liderança entre os SUVs / crossovers. Já o Polo não vive um bom momento: com 12.377 unidades, o VW recuou quase 26% e ficou atrás do Mercedes Classe A (12.872) pelo 2º mês seguido.
Ranking dos carros mais vendidos na Europa em agosto
POS. |
MODELO |
AGO.20 |
% MERCADO |
AGO.19 |
% MERCADO |
% VARIAÇÃO |
1º |
VW GOLF |
22.386 |
2,5% |
26.411 |
2,5% |
-15,2% |
2º |
RENAULT CLIO |
16.399 |
1,9% |
16.498 |
1,5% |
-0,6% |
3º |
PEUGEOT 208 |
15.382 |
1,7% |
13.001 |
1,2% |
18,3% |
4º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
15.261 |
1,7% |
14.301 |
1,3% |
6,7% |
5º |
SKODA OCTAVIA |
15.122 |
1,7% |
15.997 |
1,5% |
-5,5% |
6º |
DACIA SANDERO |
13.896 |
1,6% |
17.764 |
1,7% |
-21,8% |
7º |
PEUGEOT 2008 |
13.452 |
1,5% |
10.045 |
0,9% |
33,9% |
8º |
RENAULT CAPTUR |
13.090 |
1,5% |
13.526 |
1,3% |
-3,2% |
9º |
MERCEDES CLASSE A |
12.872 |
1,5% |
12.201 |
1,1% |
5,5% |
10º |
VW POLO |
12.377 |
1,4% |
16.692 |
1,6% |
-25,9% |
Ranking das marcas mais vendidas na Europa em agosto
POS. |
MARCA |
AGO.20 |
% MERCADO 2020 |
AGO.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1º |
VOLKSWAGEN |
97.442 |
11,0% |
129.580 |
12,1% |
-24,8% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
57.892 |
6,5% |
60.468 |
5,6% |
-4,3% |
3º |
RENAULT |
53.989 |
6,1% |
61.574 |
5,7% |
-12,3% |
4º |
PEUGEOT |
53.900 |
6,1% |
57.578 |
5,4% |
-6,4% |
5º |
FORD |
52.232 |
5,9% |
60.065 |
5,6% |
-13,0% |
6º |
BMW |
50.615 |
5,7% |
46.964 |
4,4% |
7,8% |
7º |
SKODA |
50.103 |
5,7% |
58.069 |
5,4% |
-13,7% |
8º |
TOYOTA |
48.578 |
5,5% |
50.783 |
4,7% |
-4,3% |
9º |
AUDI |
43.218 |
4,9% |
60.012 |
5,6% |
-28,0% |
10º |
HYUNDAI |
37.471 |
4,2% |
40.784 |
3,8% |
-8,1% |
11º |
KIA |
35.920 |
4,1% |
30.261 |
2,8% |
18,7% |
12º |
FIAT |
34.212 |
3,9% |
35.389 |
3,3% |
-3,3% |
13º |
DACIA |
34.112 |
3,9% |
51.680 |
4,8% |
-34,0% |
14º |
OPEL/VAUXHALL |
33.448 |
3,8% |
52.660 |
4,9% |
-36,5% |
15º |
CITROËN |
33.377 |
3,8% |
38.805 |
3,6% |
-14,0% |
16º |
SEAT |
29.071 |
3,3% |
43.054 |
4,0% |
-32,5% |
17º |
NISSAN |
19.893 |
2,2% |
23.905 |
2,2% |
-16,8% |
18º |
VOLVO |
16.549 |
1,9% |
16.902 |
1,6% |
-2,1% |
19º |
MINI |
12.152 |
1,4% |
12.068 |
1,1% |
0,7% |
20º |
JEEP |
10.950 |
1,2% |
12.418 |
1,2% |
-11,8% |
... |
|
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
884.394 |
... |
1.073.920 |
... |
-17,6% |
|
ACUMULADO |
7.267.621 |
... |
10.831.855 |
... |
-32,9% |
Fontes: JATO Dynamics / ACEA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Avaliação: Peugeot 2008 PureTech 130 GT Line
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?