Depois de um mês de julho em que pareceu mostrar uma leve reação, o mercado europeu voltou a perder fôlego. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente, os 884.394 veículos novos comercializados na União Europeia, além de Islândia, Suíça, Noruega e Reino Unido, representaram uma retração de quase 18% em relação a 2019.
O acumulado de 2020, de quase 7,3 milhões de unidades, já é quase 33% inferior ao do ano passado. Líder entre as montadoras, a VW (97.442) perdeu quase ¼ dos compradores de um ano atrás e viu sua participação de mercado recuar 1,1 ponto percentual. A vantagem sobre as demais, no entanto, permanece muito grande.
Destaque para a vice-liderança da Mercedes (57.892) e para a BMW (50.615) em 6º como única do top 10 a crescer – além da alemã, apenas a Kia (35.920), 11ª, e a Mini (12.152), 19ª, tiveram números positivos. Cada vez mais presentes no mercado europeu, os veículos híbridos e elétricos representaram quase 22% do total comercializado, novo recorde. Por segmento, os SUVs / crossovers responderam por mais de 40%.
Com quase 6 mil unidades à frente do Clio (16.399), o VW Golf (22.386) repetiu a liderança de julho, mesmo com retração superior a 15% nos últimos doze meses. Em alta superior a 18% em relação a agosto de 2019, o Peugeot 208 (15.382) garantiu dois franceses no pódio. Também em momento positivo, o Opel / Vauxhall Corsa (15.261) ficou perto.
Mas o grande destaque ficou por conta do 2008. Com 13.452 unidades, quase 34% a mais do que em 2019, o modelo da Peugeot conquistou seu 3º top 10 em toda a carreira – o 2º seguido – e assumiu pela 1ª vez a liderança entre os SUVs / crossovers. Já o Polo não vive um bom momento: com 12.377 unidades, o VW recuou quase 26% e ficou atrás do Mercedes Classe A (12.872) pelo 2º mês seguido.
POS. |
MODELO |
AGO.20 |
% MERCADO |
AGO.19 |
% MERCADO |
% VARIAÇÃO |
1º |
VW GOLF |
22.386 |
2,5% |
26.411 |
2,5% |
-15,2% |
2º |
RENAULT CLIO |
16.399 |
1,9% |
16.498 |
1,5% |
-0,6% |
3º |
PEUGEOT 208 |
15.382 |
1,7% |
13.001 |
1,2% |
18,3% |
4º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
15.261 |
1,7% |
14.301 |
1,3% |
6,7% |
5º |
SKODA OCTAVIA |
15.122 |
1,7% |
15.997 |
1,5% |
-5,5% |
6º |
DACIA SANDERO |
13.896 |
1,6% |
17.764 |
1,7% |
-21,8% |
7º |
PEUGEOT 2008 |
13.452 |
1,5% |
10.045 |
0,9% |
33,9% |
8º |
RENAULT CAPTUR |
13.090 |
1,5% |
13.526 |
1,3% |
-3,2% |
9º |
MERCEDES CLASSE A |
12.872 |
1,5% |
12.201 |
1,1% |
5,5% |
10º |
VW POLO |
12.377 |
1,4% |
16.692 |
1,6% |
-25,9% |
POS. |
MARCA |
AGO.20 |
% MERCADO 2020 |
AGO.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1º |
VOLKSWAGEN |
97.442 |
11,0% |
129.580 |
12,1% |
-24,8% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
57.892 |
6,5% |
60.468 |
5,6% |
-4,3% |
3º |
RENAULT |
53.989 |
6,1% |
61.574 |
5,7% |
-12,3% |
4º |
PEUGEOT |
53.900 |
6,1% |
57.578 |
5,4% |
-6,4% |
5º |
FORD |
52.232 |
5,9% |
60.065 |
5,6% |
-13,0% |
6º |
BMW |
50.615 |
5,7% |
46.964 |
4,4% |
7,8% |
7º |
SKODA |
50.103 |
5,7% |
58.069 |
5,4% |
-13,7% |
8º |
TOYOTA |
48.578 |
5,5% |
50.783 |
4,7% |
-4,3% |
9º |
AUDI |
43.218 |
4,9% |
60.012 |
5,6% |
-28,0% |
10º |
HYUNDAI |
37.471 |
4,2% |
40.784 |
3,8% |
-8,1% |
11º |
KIA |
35.920 |
4,1% |
30.261 |
2,8% |
18,7% |
12º |
FIAT |
34.212 |
3,9% |
35.389 |
3,3% |
-3,3% |
13º |
DACIA |
34.112 |
3,9% |
51.680 |
4,8% |
-34,0% |
14º |
OPEL/VAUXHALL |
33.448 |
3,8% |
52.660 |
4,9% |
-36,5% |
15º |
CITROËN |
33.377 |
3,8% |
38.805 |
3,6% |
-14,0% |
16º |
SEAT |
29.071 |
3,3% |
43.054 |
4,0% |
-32,5% |
17º |
NISSAN |
19.893 |
2,2% |
23.905 |
2,2% |
-16,8% |
18º |
VOLVO |
16.549 |
1,9% |
16.902 |
1,6% |
-2,1% |
19º |
MINI |
12.152 |
1,4% |
12.068 |
1,1% |
0,7% |
20º |
JEEP |
10.950 |
1,2% |
12.418 |
1,2% |
-11,8% |
... |
|
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
884.394 |
... |
1.073.920 |
... |
-17,6% |
|
ACUMULADO |
7.267.621 |
... |
10.831.855 |
... |
-32,9% |
Fontes: JATO Dynamics / ACEA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste Peugeot 2008 GT 2025: justiça seja feita