Dos grandes mercados do continente europeu, a Alemanha parece estar sentindo mais do que outros os impactos da pandemia. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, em agosto foram comercializados 251.044 veículos novos, 20% a menos do que há um ano.
O acumulado dos oito primeiros meses, de 1.776.604 unidades, já é quase 30% menor. As projeções de especialistas continuam a indicar 2020 como o pior ano desde 1985. Na disputa entre montadoras, a líder VW (43.842) recuou quase 17%, enquanto a vice-líder Mercedes (27.906) teve a menor retração no top 10 (-3,7%). A BMW (21.549), por sua vez, foi a única entre as líderes a crescer (+15,2%).
O VW Golf, com 12.378 unidades, manteve a folgada liderança e chegou ao 2º mês seguido em alta. Reestilizado, o VW Passat (5.561) cresceu quase 70% e garantiu nova dobradinha para a marca. O grande destaque, no entanto, veio de Stuttgart: com 5.265 unidades, o Mercedes GLC conquistou seu primeiro pódio graças a um incremento próximo dos 100% sobre 2019.
A van Fiat Ducato (4.495), com avanço de quase 80%, completou seis meses consecutivos no top 10. Embora fora do pelotão de cima, o BMW Série 3 (3.572), 13º, teve um incremento próximo dos 60%. O mês foi extremamente positivo para o Hyundai Kona (3.175), 15º, e para o Tesla Model3 (2.824), 21º, dois modelos que registraram suas melhores posições no mercado alemão.
POS. | MODELO | AGO.20 | % MERCADO 2020 | AGO.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW GOLF | 12.378 | 4,9% | 11.507 | 3,7% | 7,6% |
2º | VW PASSAT | 5.561 | 2,2% | 3.298 | 1,1% | 68,6% |
3º | MERCEDES GLC | 5.265 | 2,1% | 2.687 | 0,9% | 95,9% |
4º | VW T-ROC | 5.059 | 2,0% | 6.950 | 2,2% | -27,2% |
5º | OPEL CORSA | 4.969 | 2,0% | 5.311 | 1,7% | -6,4% |
6º | SKODA OCTAVIA | 4.966 | 2,0% | 4.248 | 1,4% | 16,9% |
7º | MERCEDES CLASSE A | 4.805 | 1,9% | 3.640 | 1,2% | 32,0% |
8º | FIAT DUCATO | 4.495 | 1,8% | 2.546 | 0,8% | 76,6% |
9º | VW TIGUAN | 4.453 | 1,8% | 7.279 | 2,3% | -38,8% |
10º | MINI | 4.070 | 1,6% | 3.940 | 1,3% | 3,3% |
11º | VW POLO | 3.814 | 1,5% | 5.825 | 1,9% | -34,5% |
12º | SEAT LEON | 3.669 | 1,5% | 6.097 | 1,9% | -39,8% |
13º | BMW SÉRIE 3 | 3.572 | 1,4% | 2.255 | 0,7% | 58,4% |
14º | FORD KUGA | 3.204 | 1,3% | 3.972 | 1,3% | -19,3% |
15º | HYUNDAI KONA | 3.175 | 1,3% | 2.077 | 0,7% | 52,9% |
16º | MERCEDES CLASSE C | 3.016 | 1,2% | 5.558 | 1,8% | -45,7% |
17º | BMW SÉRIE 2 | 2.969 | 1,2% | 3.086 | 1,0% | -3,8% |
18º | AUDI A6 | 2.962 | 1,2% | 4.109 | 1,3% | -27,9% |
19º | AUDI A3 | 2.896 | 1,2% | 3.962 | 1,3% | -26,9% |
20º | FORD FOCUS | 2.890 | 1,2% | 4.201 | 1,3% | -31,2% |
21º | TESLA MODEL3 | 2.824 | 1,1% | 356 | 0,1% | 693,3% |
22º | BMW SÉRIE 1 | 2.672 | 1,1% | 1.100 | 0,4% | 142,9% |
23º | VW T-CROSS | 2.667 | 1,1% | 4.106 | 1,3% | -35,0% |
24º | RENAULT CLIO | 2.623 | 1,0% | 1.911 | 0,6% | 37,3% |
25º | AUDI A4 | 2.598 | 1,0% | 5.384 | 1,7% | -51,7% |
26º | RENAULT CAPTUR | 2.474 | 1,0% | 3.717 | 1,2% | -33,4% |
27º | MERCEDES CLASSE E | 2.431 | 1,0% | 3.794 | 1,2% | -35,9% |
28º | BMW X1 | 2.402 | 1,0% | 2.173 | 0,7% | 10,5% |
29º | VW CADDY | 2.391 | 1,0% | 1.712 | 0,5% | 39,7% |
30º | BMW SÉRIE 5 | 2.363 | 0,9% | 1.960 | 0,6% | 20,6% |
31º | KIA CEED | 2.353 | 0,9% | 1.701 | 0,5% | 38,3% |
32º | FORD FIESTA | 2.340 | 0,9% | 2.673 | 0,9% | -12,5% |
33º | VW TRANSPORTER | 2.284 | 0,9% | 3.718 | 1,2% | -38,6% |
34º | RENAULT ZOE | 2.210 | 0,9% | 777 | 0,2% | 184,4% |
35º | FORD TRANSIT | 2.203 | 0,9% | 3.091 | 1,0% | -28,7% |
36º | SEAT ARONA | 2.173 | 0,9% | 2.291 | 0,7% | -5,2% |
37º | SEAT ATECA | 2.173 | 0,9% | 2.322 | 0,7% | -6,4% |
38º | FORD PUMA | 2.158 | 0,9% | - | - | - |
39º | FIAT 500 | 2.140 | 0,9% | 3.616 | 1,2% | -40,8% |
40º | HYUNDAI I20 | 2.109 | 0,8% | 2.183 | 0,7% | -3,4% |
41º | MERCEDES CLA | 2.109 | 0,8% | 1.566 | 0,5% | 34,7% |
42º | SKODA FABIA | 2.072 | 0,8% | 5.063 | 1,6% | -59,1% |
43º | MERCEDES CLASSE B | 2.042 | 0,8% | 3.274 | 1,0% | -37,6% |
44º | SKODA KODIAQ | 2.035 | 0,8% | 2.350 | 0,7% | -13,4% |
45º | HYUNDAI I30 | 2.005 | 0,8% | 1.947 | 0,6% | 3,0% |
46º | BMW X3 | 1.941 | 0,8% | 2.941 | 0,9% | -34,0% |
47º | SKODA KAROQ | 1.928 | 0,8% | 3.028 | 1,0% | -36,3% |
48º | MERCEDES CLASSE V | 1.902 | 0,8% | 2.151 | 0,7% | -11,6% |
49º | VW TOURAN | 1.869 | 0,7% | 2.987 | 1,0% | -37,4% |
50º | RENAULT TWINGO | 1.817 | 0,7% | 1.553 | 0,5% | 17,0% |
POS. | MARCA | AGO.20 | % MERCADO 2020 | AGO.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW | 43.842 | 17,5% | 52.754 | 16,8% | -16,9% |
2º | MERCEDES-BENZ | 27.906 | 11,1% | 28.990 | 9,2% | -3,7% |
3º | BMW | 21.549 | 8,6% | 18.708 | 6,0% | 15,2% |
4º | FORD | 16.783 | 6,7% | 22.713 | 7,2% | -26,1% |
5º | AUDI | 16.405 | 6,5% | 25.227 | 8,0% | -35,0% |
6º | SKODA | 15.686 | 6,2% | 19.598 | 6,2% | -20,0% |
7º | RENAULT | 11.435 | 4,6% | 13.098 | 4,2% | -12,7% |
8º | HYUNDAI | 10.964 | 4,4% | 12.977 | 4,1% | -15,5% |
9º | SEAT | 10.907 | 4,3% | 18.228 | 5,8% | -40,2% |
10º | OPEL | 9.499 | 3,8% | 17.871 | 5,7% | -46,8% |
11º | FIAT | 7.623 | 3,0% | 7.546 | 2,4% | 1,0% |
12º | TOYOTA | 7.170 | 2,9% | 6.583 | 2,1% | 8,9% |
13º | KIA | 6.185 | 2,5% | 6.155 | 2,0% | 0,5% |
14º | PEUGEOT | 4.746 | 1,9% | 6.333 | 2,0% | -25,1% |
15º | DACIA | 4.286 | 1,7% | 11.888 | 3,8% | -63,9% |
16º | CITROËN | 4.158 | 1,7% | 5.763 | 1,8% | -27,9% |
17º | MINI | 4.070 | 1,6% | 3.940 | 1,3% | 3,3% |
18º | MITSUBISHI | 3.485 | 1,4% | 3.985 | 1,3% | -12,5% |
19º | MAZDA | 3.166 | 1,3% | 4.801 | 1,5% | -34,1% |
20º | NISSAN | 2.953 | 1,2% | 2.601 | 0,8% | 13,5% |
... | ... | ... | ... |
| ... | |
| TOTAL | 251.044 | 100,0% | 313.748 | 100,0% | -20,0% |
| ACUMULADO | 1.776.604 | 100,0% | 2.495.536 | 100,0% | -28,8% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog