Neste momento, todas as fabricantes tentarão ir atrás da maior quantidade possível de SUVs no mercado em todos os segmentos. Afinal, este tipo de veículo não parece que vai parar tão cedo de fazer sucesso. Isso está levando até algumas marcas a apostar em ideias que antes não tinham. Rumores indicam que a Hyundai será uma dessas montadoras, aproveitando o desenvolvimento de uma picape para criar um utilitário-esportivo com carroceria sobre chassi.

O artista Enoch Gonzales decidiu fazer uma projeção sobre o projeto, criando inúmeras variações deste possível utilitário da Hyundai, que você pode ver em sua página no Behance, mas o design básico é o mesmo em todos os casos. O SUV adota uma versão interessante da grade da fabricante, baixando a barra transversal para a parte frontal. Isso bate de frente com os últimos designs fora do comum da empresa, mas não deixa de dar uma cara diferente ao veículo. As finas luzes diurnas em LED e os faróis grandes estão mais alinhadas com os últimos carros da marca, enquanto a traseira busca inspiração no Kona.

Claro, como é apenas um rumor, então este carro pode não chegar as ruas. Ainda não vimos nem um protótipo rodando, então até mesmo o design é uma especulação. Mas há rumores o suficiente para sustentar a teoria de que esse modelo será feito. No ano passado, a Hyundai fez o registro do nome Pavise na Nova Zelândia, enquanto numa entrevista recente ao site Carsales.au, Lorenz Glaab, chefe de gerenciamento global de produtos da Hyundai, comentou sobre os planos de ter um modelo acima do Palisade. As projeções de Gonzales retomam o nome Terracan, que foi usado por um SUV médio da Hyundai até 2007 - e que tinha plataforma do Mitsubishi Pajero.

Entrar no segmento de utilitários deste tipo pode ser bem lucrativo, principalmente no mercado norte-americano. A General Motors, sozinha, vendeu mais de 250 mil unidades de seus SUVs com carroceria sobre chassi ao longo de 2019, com Chevrolet Suburban e Tahoe, GMC Yukon e Cadillac Escalade. Em outros mercados globais, há menos escolhas, algumas até restritas a regiões específicas, como Chevrolet Trailblazer, Nissan Terra e Toyota SW4.

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com