Nova geração revela significativa evolução visual do trio com direito a faróis de LEDs

Estas são as primeiras imagens oficiais que revelam por completo os novos Sandero, Sandero Stpeway e Logan 2021. A Dacia, subsidiária romena da Renault responsável pelo desenvolvimento, antecipou as imagens que mostram o visual por inteiro dos três modelos que serão lançados oficialmente no dia 29 de setembro, data em que revelará todos os detalhes técnicos.

Nestas primeiras fotos é possível notar que os três mudarão completamente e terão detalhes importantes de estilos distintos. A começar pelo novo Sandero 2021, a impressão é de que hatch ficou mais largo e mais baixo. Tudo é completamente novo. A parte dianteira traz novo capô com dois ressaltos, nova grade com desenho que integra com os novos faróis, que por sinal, trazem assinatura luminosa no formato Y em LED. Sem divulgar detalhes, a Dacia apenas indicou que o teto será mais baixo e o para-brisa mais inclinado.

Dacia Sandero e Sandero Stepway Sandero 2021

Na lateral, um detalhe de estilo que foi claramente inspirado no irmão "rico" Renault Clio está na região dos para-lamas traseiros com um espécie de "ombro", solução que dá um toque mais esportivo e amplia a sensação do porte. Para isso, a linha de cintura sobe elevando o recorte da janela espia da porta-traseira, o que arremata em uma coluna C mais compacta. Já a traseira, também totalmente nova, tem traços limpos e com linhas mais suaves com lanternas na horizontal maiores do que a geração. Também há a assinatura luminosa em Y, que pode ser em LED. Ao olhar rapidamente, será difícil não lembrar do estilo do Volkswagen Polo.

Novo Sandero Stepway

Dacia Sandero e Sandero Stepway Sandero 2021

O crossover Sandero Stepway 2021 teve um tratamento especial para se distanciar ainda mais do irmão com traje civil. Para deixá-lo com um estilo mais parrudo, o capô é diferente ao contar com quatro ressaltos. Os faróis principais são os mesmos e a grade também, mas traz a inscrição Stepway com letras levemente espaçadas. A base do para-choque também traz um tratamento diferente, com um aplique em tom alumínio e uma moldura plástica com filete cromado para o nicho dos faróis auxiliares de neblina. Nas imagens divulgadas também é possível notar que também terá o aplique plástico que contorna os para-lamas e toda a base da variante aventureira. Não foram divulgadas imagens da traseira.

Novo Logan 2021 

Dacia Sandero e Sandero Stepway Sandero 2021

Apenas uma imagem do novo Logan foi divulgada, mas é possível notar que o novo estilo caiu muito bem na configuração de três volumes. Sua virtude de oferecer amplo espaço interno agora virá trajando um estilo mais elegante e refinado. A dianteira é basicamente a mesma da versão da hatch, mas alguns detalhes revelam que terá também mais tecnologia, como os sensores de estacionamento dianteiro e até um sensor/radar na parte inferior, item comumente utilizado em sistemas de frenagem autônoma de emergência. No que é possível notar da parte traseira, vemos uma caída do teto mais suave que a marca pode até indicar inspiração em cupês, o que parece ter ficado bem harmônico. Nesta visão lateral fica mais nítido os ressaltos nos para-lamas.

Galeria: Dacia Sandero e Sandero Stepway 2021

Nova plataforma

A Dacia ainda não divulgou os detalhes técnicos e gama de motores, mas esta nova geração recebe a nova plataforma modular CMF-B, a mesma do Clio e Captur europeu, porém em uma versão otimizada para redução de custo. Esta arquitetura é importante para toda a Aliança Renault-Nissan, pois será usada também pela Nissan em diversos países, inclusive no Brasil.

Na Europa em 2021 e no Brasil...

Os novos Sandero, Stepway e Logan terão os detalhes técnicos divulgados no fim deste mês, mas as vendas na Europa devem iniciar apenas no começo de 2021. Não há dúvida que os três também serão lançados no Brasil, mas com pequenas alterações no estilo para receber a marca Renault. Isso deve demorar um pouco ainda para acontecer, sendo esperados para meados de 2022. Por aqui, além da nova plataforma, ambos também devem chegar equipados com mais tecnologia e os novos motores 1.0 SCe Turbo.