Apesar de considerado um dos modelos mais emblemáticos do portfólio da Dacia, o Logan provavelmente não vai durar muito tempo em oferta nas concessionárias da marca na Europa Ocidental. Conforme explica reportagem recente do site AutoNoción, há grandes chances de o sedã deixar de ser comercializado no principais países da União Europeia na próxima geração, encerrando uma carreira de quase 20 anos.
A despedida, segundo informado, tem relação direta com as vendas em queda e o encolhimento do segmento como um todo. Em 2019, por exemplo, o Logan vendeu no mercado europeu cerca de 61.304 unidades (somando sedã e perua), enquanto o irmão Sandero sozinho emplacou 223.186 exemplares. No acumulado deste ano até julho foram entregues 15.863 unidades, contra 67.113 do irmão hatchback.
Diante disso, não seria viável para a Dacia investir nas adaptações necessárias para vender a nova geração na Europa, principalmente por conta dos gastos com segurança e enquadramento nas rígidas normas anti-poluição. Até mesmo o modelo atual já começa a se despedir, tendo sido descontinuado em mercados como França, Reino Unido e Alemanha. Aparece ainda em oferta apenas em Portugal e Espanha.
Apesar da saída da Europa, o Logan terá uma nova geração (inclusive já flagrada em testes) e seguirá normalmente à venda em outros mercados, como Brasil, Argentina e Colômbia (onde adota o logotipo da Renault), além da terra natal Romênia e demais países do leste europeu (onde é comercializado com o emblema da própria Dacia). A perua MCV é que não terá nova geração e provavelmente será substituída por um SUV compacto abaixo do Duster.
O Sandero, por sua vez, também será completamente renovado e já circula em testes indicando desenvolvimento adiantado. Chegará ao Brasil em 2022, junto com o sedã, para substituir a linhagem atual.
Fonte: AutoNoción.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Logan MCV: versão perua vai ganhar estilo minivan e 7 lugares
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Perua Logan aparecerá em versão Stepway no Salão de Genebra
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Projeção: "Sanderão" será aposta da marca contra Golf e companhia
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf