Apontada como um dos lançamentos mais aguardados da Ford para 2021, a tão falada picape Maverick aos poucos vai perdendo o status de segredo e se tornando conhecida. Prova disso é que logo depois do nome, da plataforma e de demais detalhes técnicos, foram descobertos agora alguns dos equipamentos que a camionete herdará das irmãs maiores Ranger (versão norte-americana) e F-150.
Segundo reportagem do site Ford Authority, um dos destaques da lista será a janela traseira deslizante com acionamento elétrico. O recurso é bastante comum em picapes nos Estados Unidos e usado para ampliar o fluxo de ar dentro da cabine. Principal rival da Maverick, a Fiat Toro não dispõe da mesma função (ou seja, o vidro traseiro é inteiriço), o que acaba por gerar um diferencial competitivo para o modelo da Ford.
Como já dito, a Maverick será construída sobre a plataforma C2 (a mesma do Focus europeu e dos SUVs Escape e Bronco Sport) e será posicionada abaixo da Ranger. A ideia da Ford é dar atenção a segmentos em ascensão (picapes estão em alta no mundo todo) e deixar de perder dinheiro em categorias pouco atrativas. É o que já está acontecendo na América do Norte, onde a marca adotou a estratégia de investir apenas em picapes, crossovers e SUVs, em detrimento de hatches e sedãs.
Informações preliminares adiantam ainda que, na comparação com a Ranger, a nova picape será entre 60 cm e 70 cm mais curta, dependendo da configuração. Haverá certo nível de parentescos também com a Transit Connect, furgão vendido nos EUA, no sentido de comunização de componentes e até motorização. Fala-se na adoção do motor 2.0 aspirado de quatro cilindros e injeção direta, com 167 cv - o mesmo que é usado no Brasil no EcoSport Storm, embora aqui configurado para entregar 176 cv.
Falando em Brasil, a imprensa internacional crava que o mercado brasileiro será o primeiro a receber o modelo. A oferta atenderá toda a América Latina e do Norte (inclusive Estados Unidos), mas os consumidores daqui serão os primeiros a poder comprar a novidade. A produção, no entanto, não será nacional: tudo indica que caberá ao México abastecer a demanda de toda a região. O lançamento acontecerá em 2021, já como linha 2022.
Fonte: Ford Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv