Ford Maverick: picape anti-Toro terá mimos herdados da F-150 e da Ranger
Camionete monobloco será lançada em 2021 e já tem o Brasil como destino certo
Apontada como um dos lançamentos mais aguardados da Ford para 2021, a tão falada picape Maverick aos poucos vai perdendo o status de segredo e se tornando conhecida. Prova disso é que logo depois do nome, da plataforma e de demais detalhes técnicos, foram descobertos agora alguns dos equipamentos que a camionete herdará das irmãs maiores Ranger (versão norte-americana) e F-150.
Segundo reportagem do site Ford Authority, um dos destaques da lista será a janela traseira deslizante com acionamento elétrico. O recurso é bastante comum em picapes nos Estados Unidos e usado para ampliar o fluxo de ar dentro da cabine. Principal rival da Maverick, a Fiat Toro não dispõe da mesma função (ou seja, o vidro traseiro é inteiriço), o que acaba por gerar um diferencial competitivo para o modelo da Ford.
Galeria: Ford Maverick - Novos flagras nos EUA
Como já dito, a Maverick será construída sobre a plataforma C2 (a mesma do Focus europeu e dos SUVs Escape e Bronco Sport) e será posicionada abaixo da Ranger. A ideia da Ford é dar atenção a segmentos em ascensão (picapes estão em alta no mundo todo) e deixar de perder dinheiro em categorias pouco atrativas. É o que já está acontecendo na América do Norte, onde a marca adotou a estratégia de investir apenas em picapes, crossovers e SUVs, em detrimento de hatches e sedãs.
Informações preliminares adiantam ainda que, na comparação com a Ranger, a nova picape será entre 60 cm e 70 cm mais curta, dependendo da configuração. Haverá certo nível de parentescos também com a Transit Connect, furgão vendido nos EUA, no sentido de comunização de componentes e até motorização. Fala-se na adoção do motor 2.0 aspirado de quatro cilindros e injeção direta, com 167 cv - o mesmo que é usado no Brasil no EcoSport Storm, embora aqui configurado para entregar 176 cv.
Falando em Brasil, a imprensa internacional crava que o mercado brasileiro será o primeiro a receber o modelo. A oferta atenderá toda a América Latina e do Norte (inclusive Estados Unidos), mas os consumidores daqui serão os primeiros a poder comprar a novidade. A produção, no entanto, não será nacional: tudo indica que caberá ao México abastecer a demanda de toda a região. O lançamento acontecerá em 2021, já como linha 2022.
Fonte: Ford Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Avaliação Ford Ranger Black 4x2 2025: você não precisa de 4x4
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?