O próximo carro inédito da Volkswagen para o Brasil será o resultado final do Projeto Tarek, um SUV médio que será uma opção mais em conta em relação ao Tiguan. Ainda em desenvolvimento, a novidade foi avistada em Chubut, região da Patagônia na Argentina que é muito usada para testes de veículos no inverno, inclusive de off-road e condições não tão boas assim de asfalto. O lançamento acontecerá no 1º semestre de 2021.
As fotos, publicadas pelo Argentina Autoblog, mostram um dos protótipos rodando praticamente sem camuflagem. A traseira está apenas com um adesivo sobre o logo da Volkswagen, mas todo o resto está limpo. Não que vá mudar muita coisa, já que a parte de trás do SUV aparenta ser idêntica ao Tharu, versão chinesa do Projeto Tarek que já é vendida por lá. Também é a primeira vez que ele aparece no país vizinho longe da fábrica da marca em Pacheco.
Oficialmente, a Volkswagen diz que o crossover será lançado no 1º semestre de 2021, produzido na Argentina. Embora seja chamado de Tarek, este é apenas o nome do projeto e o batismo final será divulgado neste mês, sendo usado não só aqui na América do Sul, como também no México e Rússia. A única certeza é que o nome não será Tharu, como na China.
Além do nome diferente, sabemos que o Tarek também terá um visual diferente no mercado global. Já o vimos em um flagra no México e, recentemente, na Argentina, mostrando que terá uma grade mais semelhante ao Tiguan reestilizado e Atlas Sport, descartando a cara de Atlas que ele usa na China. Segundo Pablo Di Si, presidente da marca na América Latina, o carro terá alterações por dentro e por fora para agradar os clientes na região.
No primeiro momento, o Tarek chegará às lojas com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Este propulsor turbinado é um velho conhecido, já que equipa outros modelos como T-Cross, Tiguan, além de ter sido usado no Jetta anterior e no Golf. Trabalhará com o câmbio automático Tiptronic de 6 marchas com conversor de torque, apenas com tração dianteira.
Rumores na Argentina falam que, no futuro, ele ainda terá uma segunda opção de motorização, na forma do 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm. Será uma opção mais esportiva, tanto que é conhecido como projeto Tarek GTi, e é dito que ele terá câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e 6 marchas, tração integral 4Motion e o pacote visual R-Line, ganhando uma cara mais agressiva.
O Tarek será o último produto do plano inicial de 20 lançamentos até 2020 que a Volkswagen havia iniciado. No meio de caminho, alguns deles acabaram ficando de lado, como o substituto do Gol, que foi congelado para compensar as perdas durante os últimos meses. A fabricante ainda está revendo seus planos para o próximo ciclo de investimentos, decidindo o que será cancelado ou apenas adiado. Entre eles está a picape Tarok, mostrada no Salão de São Paulo 2018.
Fonte: Argentina Autoblog
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