Embora você provavelmente nunca tenha ouvido falar do motor B57 da BMW, ele é mais importante do que aparenta. Este propulsor não é apenas uma coleção de números com um emblema da BMW. O B57D30S0 é o único motor a diesel com quatro turbocompressores. Ou melhor, era, pois a BMW anuncia que ele será descontinuado em setembro e ganhará uma despedida na forma de uma série especial para os SUVs X5 e X7 M50d Final Edition.

Através da força da engenharia alemã, o motor da Série B da BMW fornecia eficiência e potência superiores entre os propulsores a diesel. O motor quase deu à montadora bávara a autonomia mágica de 1.000 km e o fez enquanto produzia uma quantidade substancial de força. A BMW diz que o quad-turbo produz 405 cv.

BMW Final Edition

Então, por que o motor está chegando ao fim? Para encurtar a história, o aumento astronômico das restrições de emissões na Europa provocou a morte do B57S. Além de ser muito ruim para os ursos polares, a complexidade do propulsor levou a custos enormes.

Embora este motor a diesel especial tenha sido instalado em uma boa quantidade de modelos da BMW, a montadora bávara optou por honrá-lo com uma edição final do X7 e X5 M50d, chamada Final Edition. Embora você possa pensar que a BMW apenas colocaria alguns emblemas em seus veículos M50d e pronto, você estaria errado.

A quantidade de unidades da versão Final Edition ainda é desconhecida e ela receberá alguns recursos especiais. Sistema de auxílios ao motorista, como faróis com luz laser, controle por gestos e assistentes de condução autônoma serão de série. No entanto, não fique muito animado, pois a BMW diz que esses SUVs estarão disponíveis apenas em alguns países europeus.

Dos dois modelos, apenas o BMW X5 M50d é oferecido no Brasil, enquanto o X7 só é vendido na variante a gasolina. Infelizmente, a chance de ver uma das unidades Final Edition no país é bem pequena. 

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com