Apresentado na Ásia há pouco mais de duas semanas, o Toyota Corolla Cross já começou a ser colocado à venda nos principais países da região. Na Tailândia, por exemplo, o modelo está chegando às concessionárias em quatro diferentes versões com preços que variam de 959.000 a 1.199.000 Baht - valores equivalentes a R$ 158.000 e R$ 197.000, respectivamente, numa conversão direta.
Como esperado, o posicionamento está um degrau acima da faixa de preços do irmão Corolla sedã, que por lá custa entre 839.000 e 1.099.000 Baht (cerca de R$ 138.500 e R$ 181.000, nesta ordem). No Brasil, onde o SUV será lançado em 2021, a estratégia comercial deverá ser basicamente a mesma. Ou seja, mantendo esse parâmetro, espere por preços entre R$ 130.000 R$ 170.000, logo acima da faixa ocupada pelo Corolla, que atualmente vai de R$ 107.990 a R$ 145.390.
Na Tailândia, são duas opções de motorização: 1.8 híbrido de 122 cv para as versões mais caras e 1.8 aspirado tradicional de 142 cv para a variante de entrada batizada de Sport. Dados divulgados localmente indicam consumo médio de 23,25 km/litro no primeiro caso e 15,38 km/l no segundo. Especificamente no modelo asiático, as dimensões são de 4,460 m de comprimento, 1,825 m de largura e 1,615 m de altura enquanto o entre-eixos é de 2,640 m. Já a altura em relação ao solo é de 161 milímetros.
Para o Brasil, o Corolla Cross trará algumas particularidades. Para começar, além do motor 1.8 híbrido de 122 cv, o modelo poderá ser adquirido com o propulsor 2.0 aspirado de 177 cv que já equipa o Corolla sedã. Além disso, deverá ter construção mais próxima à do sedã no sentido de oferecer igual distância entre-eixos (2.700 mm, contra 2,640 m do tailandês) e suspensão traseira do tipo multilink (na Tailândia a marca optou pelo eixo de torção, mais simples e barato).
A produção será concentrada na fábrica de Sorocaba (SP), que vem recebendo R$ 1 bilhão em investimentos para preparação das linhas de montagem. Conhecido internamente pelo código 740B, o SUV terá como meta rivalizar diretamente com Jeep Compass, líder disparado do segmento, e com os futuros Ford Territory e Volkswagen Tarek.
Fotos: Divulgação
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça