Depois de registros e alguns flagras, aqui está o novo Toyota Yaris 2021. A apresentação inicial acontece nas Filipinas, onde ele é o modelo mais vendido, e desembarca no Brasil em 2021 - para 2020, a Toyota prepara a reestilização da picape Hilux em nosso mercado. Como esperado, as mudanças se concentram na dianteira e até o momento, as imagens são apenas do Vios, o sedã.
A peça com maior diferença nesta reestilização é o parachoque dianteiro. Totalmente nova, muda o Toyota Yaris o suficiente para o renovar depois de cerca de dois anos de mercado. Os faróis não mudam o formato, mas a estrutura interna ganha inclusive a opção de fullLEDs e luzes diurnas, lembrando bastante as peças que estão no Corolla. No demais, até mesmo as rodas mantém o desenho, assim como a traseira - algo que a Toyota brasileira pode não copiar, trazendo ao menos novas rodas e opções maiores, como nas fotos.
Como aqui, o Toyota Yaris das Filipinas tem o motor 1.3 e o 1.5 aspirados, com câmbio manual ou CVT. Como por lá não há qualquer mudança mecânica, nem mesmo em suspensão e direção, o mesmo deve acontecer por aqui. Como já dito anteriormente, a Toyota está concentrada na reestilização da picape Hilux e do SUV SW4 para ainda 2020 e prepara a fábrica de Sorocaba (SP) para receber a produção do Corolla Cross, o SUV médio que quer ameaçar as vendas do Jeep Compass a partir de 2021.
Voltando ao Yaris, hatch e sedã seguem com o mesmo pacote de equipamentos. Dependendo da versão, ele tem três airbags (frontais e de joelho para o motorista) ou sete (laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sistema multimídia com tela de 7" e outros itens. Para o Brasil, podemos esperar ao menos mais airbags nas versões mais baratas (só há sete bolsas na topo) para seguir o caminho do Chevrolet Onix e VW Polo, por exemplo.
Além disso, o Toyota Yaris deve ganhar um concorrente de peso em 2021. A Honda prepara o inédito City hatch para nosso mercado, justamente de olho no segmento de hatches compactos e e em uma fatia dos compradores de Polo, Onix, Yaris e cia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia