Resgatando um clássico norte-americano, a Ford promove a estreia da nova geração do Bronco. Tendo como base a primeira geração para o design, o Bronco 2021 será um concorrente de peso para o Jeep Wrangler, com uma proposta fora-de-estrada séria, inclusive com arquitetura de chassi separado da carroceria, mas com tecnologias exclusivas.
Segundo a Ford, o design teve a primeira geração como inspiração. Vemos isso nas proporções, com balanços dianteiro e traseiro curtos, bitolas largas e um visual "caixotinho". Mas pela primeira vez há opção de quatro portas, além da carroceria duas portas como o modelo original - vale lembrar que os americanos são fãs do nosso Troller T4, hoje uma marca do grupo Ford. Os retrovisores estão instalados nas colunas A, pois as portas são removíveis, assim como as folhas do teto nas duas variantes.
O projeto do Bronco 2021 foi focado na capacidade fora-de-estrada, durabilidade e confiança. Segundo a Ford, ele tem a maior distância do solo (24,9 cm) e curso de suspensão (cerca de 17% mais que o Wrangler) da categoria, além de um ângulo de entrada de 29 graus, ângulo de saída de 37,2 graus e capacidade de submersão de até 85 cm. Enquanto a suspensão dianteira é independente duplo A, a traseira é do tipo eixo rígido com molas helicoidais. Os amortecedores Bilstein (opcionais) melhoram a capacidade de absorção de impactos extremos. A barra estabilizadora pode ser desconectada eletronicamente para melhorar o trabalho da suspensão.
Como aparenta nas fotos, o bicho é grande: mede 4.412 mm de comprimento, 1.826 mm de altura (chega a 2.004 mm dependendo da versão), 1.927 mm de largura e 2.550 mm de entre-eixos na configuração de duas portas - vai a 2.949 mm de entre-eixos e 4.810 mm de comprimento na versão quatro portas.
De série, o Bronco vem com pneus de 35", opcionalmente calçando rodas com Beadlocks (uma trava na banda lateral que evita o destalonamento do pneu em situações mais pesadas). Ainda na lista de opcionais, temos para-choques de aço e cerca de 200 acessórios da Ford Performance para o uso de cada cliente. Há também o chamado Trailbox, que agrega piloto automático para baixas velocidades, assistente de curvas em baixas velocidades (com o vetorizador de torque) e o OnePedal Drive, que permite usar apenas o acelerador para acelerar e frear (como em alguns carros elétricos).
O Bronco 2021 pode ter câmbio manual de 7 marchas (6+1, apenas no 2.3) ou automático de 10 marchas (2.3 e 2.7), sempre com sistema de tração 4x4. As duas caixas de transferência têm operação eletrônica, mas como opcional o sistema pode ser automático, distribuindo automaticamente a força entre as rodas. Os diferenciais dianteiro e traseiro (assinados pela Dana) são bloqueáveis eletronicamente. Há caixas de redução em todas as opções. Sob o capô, terá o 2.3 EcoBoost de 274 cv e 42,9 kgfm de torque e o 2.7 V6 EcoBoost com 314 cv e 55,3 kgfm.
No interior, ele tem uma tela para o painel de instrumentos, mas o destaque fica para a de 12" com o sistema SYNC4 que, inclusive, tem funções exclusivas para o Bronco: navegador fora-de-estrada com trilhas mapeadas e indicadores específicos, e câmeras 360º que auxiliam nas trilhas. No lugar de carpete, o piso é lavável com pontos de dreno, além dos botões serem revestidos. Há locais prontos para receber acessórios, assim como diversas tomadas 12V.
Para comprovar sua versatilidade, o Bronco 2021 oferece diversos modos de condução (Normal, Eco, Sport, Slippery, Sand/Baja, Mud/Rutt/Rock), que podem ser selecionados para uso no asfalto ou na mais complicada trilha. Portas e teto removíveis ajudam na sensação de aventura, inclusive com as janelas traseiras tendo modulação independente do teto. O teto de tecido é item de série no modelo quatro portas, que também possui o sistema rígido.
O Ford Bronco 2021 começará a ser produzido nos Estados Unidos no próximo ano com preço inicial de US$ 29.995 e já pode ser reservado por US$ 100. Mais detalhes sobre as versões serão informados mais perto do lançamento oficial (a Ford adianta serem sete configurações, com uma limitada First Edition). Sua vinda ao Brasil é uma possibilidade, embora atue num nicho muito específico. Hoje, os rivais Wrangler e Defender são vendidos por aqui com preços acima dos R$ 400 mil.
Fotos: divulgação
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