Ford Bronco Sport 2021 é o novo SUV médio da marca que será vendido no Brasil

Com inspiração no irmão maior, ele é uma versão mais off-road do Escape

Ford Bronco Sport 2021 Ford Bronco Sport 2021

Após meses de espera, causados pelos atrasos por conta da pandemia de coronavírus, o Ford Bronco Sport finalmente é revelado de forma oficial. Ao invés de ter uma apresentação própria, ele acabou aparecendo ao lado de seu irmão Bronco, porém, com proposta diferente. Na prática, ele será o novo SUV médio da marca e será vendido inclusive no Brasil, vindo do México, valendo-se do acordo entre os países que isenta os automóveis do Imposto de Importação. 

Apesar de fazer parte da mesma linha, o Ford Bronco Sport é um bicho bem diferente do Bronco convencional, por ser montado com a plataforma modular C2, a mesma dos novos Focus e Escape. Isso faz com que seja um SUV médio com construção monobloco, ao invés de carroceria sobre chassi como o modelo maior. Isso não significa que não seja capaz no off-road, pois a marca diz que ele foi desenvolvido para funcionar tão bem na terra quanto no asfalto.

Ele possui 4,38 metros de comprimento, 2,08 m de largura (com espelhos), 1,78 m de altura e tem um entre-eixos de 2,67 m - medidas que o colocam na briga com modelos como Jeep Compass e Chevrolet Equinox. A altura varia de acordo com a versão, chegando a 1,89 m na variante Badlands com rack no teto. Conta com um vão livre de 198 mm na variante básica e 200 cm na versão Outer Banks. Com os pneus mistos opcionais 235/65 R17, a altura em relação ao solo chega a 223 cm. Tem ângulo de entrada de 21,7° e 30,4° de saída, subindo para 30,4° e 33,1° com os pneus opcionais.

Além da plataforma, a outra parte que aproxima o Bronco Sport do Escape é a motorização. Ele conta com o 1.5 EcoBoost turbo de três cilindros e injeção direta, entregando 184 cv a 6.000 rpm e 26,3 kgfm a partir de 3.000 rpm, sempre com a transmissão automática de 8 marchas. A opção mais cara é o 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros, também com injeção direta, que gera 248 cv a 5.500 rpm e um torque máximo de 38 kgfm a 3.000 rpm. Mantém o câmbio automático de 8 marchas, mas com trocas manuais por borboletas atrás do volante.

A Ford destaca que o Bronco Sport conta com um sistema de tração integral com função de bloqueio dos diferenciais, permitindo que envie todo o torque para uma das rodas traseiras. Conta também com um modo de seleção de terreno, ajustando a suspensão de acordo com um dos sete modos: Normal, Eco, Sport, Slippery e Sand (escorregadio e areia), Mud/Ruts (lama) e Rock Crawl (pedra). O equipamento é de série, independente da motorização. A suspensão é independente nas quatro rodas, com estrutura MacPherson na frente e braços duplos na traseira.

O estilo quadradinho lembra o Bronco original. A grade frontal, por exemplo, é bem parecida, mudando mais na proporção do que nas linhas. Os faróis também são semelhantes, com formato redondo e uma linha que segue em direção ao centro da frente do carro. Ao contrário do Escape, o Bronco Sport tem o teto bem retilíneo, com pintura preta, assim como as colunas. A lateral tem traços do antigo Land Rover Freelander, enquanto as lanternas não lembram nenhum outro Ford.

Já na cabine, encontramos uma mistura de elementos do Escape (como o volante que veio do antigo Focus) e linhas mais retas que remetem à Ranger, algo evidenciado pelas saídas de ar verticais em volta da central multimídia. Outro destaque é que não há o logo da Ford e sim o cavalo dando coice que será o símbolo da linha Bronco, deixando claro a ideia da submarca. Entre os equipamentos, podemos ver a central multimídia flutuante com tela de 8” e o sistema Sync 3, além de uma tela no centro do painel de instrumentos (que ainda tem contadores analógicos).

A Ford destaca ainda que o SUV terá tecnologias como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, monitor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa, câmera de ré e faróis com facho alto automático de série. É possível equipar o modelo com o pacote Co-Pilot360 Assist+, que adiciona controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manobra de evasão e comando de voz para a central multimídia. Por fim, tem o pacote Assist 2.0, com controle de cruzeiro adaptativo e reconhecimento de placas de trânsito.

O Ford Bronco Sport já pode ser reservado nos Estados Unidos, com um sinal de US$ 100 (R$ 537 pela cotação atual). Os preços finais ainda não foram revelados, já que o modelo só começará a ser entregue no final do ano. A fabricante revelou em apresentações para os acionistas que pretende lançar o Bronco Sport na América do Sul e, segundo apurado por Motor1.com, o Brasil está nesta lista. A produção no México facilita (e muito) sua vinda para cá. 

Ouça nosso podcast:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com