Uma das principais picapes médias vendidas no país, a Chevrolet S10 completou dois marcos importantes neste ano. Além de comemorar seus 25 anos de produção nacional, ela também alcançou a marca de 1 milhão de unidades produzidas em São José dos Campos (SP). Segundo a marca, 750 mil unidades foram vendidas no país, enquanto os 250 mil veículos restantes foram exportados.
“A longa tradição da Chevrolet em picapes é um diferencial competitivo para a S10, que possui consumidores altamente satisfeitos e cada vez mais fieis. Reflexo do que a picape entrega, sempre com muita qualidade e confiabilidade. Além disso, o cliente pode contar com uma ampla rede de concessionários para suporte. Tudo isso é altamente relevante para quem utiliza o veículo como ferramenta de trabalho”, diz Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM América do Sul.
A Chevrolet S10 chegou ao Brasil em 1995 criando um novo segmento no país, o das picapes médias, ficando posicionada abaixo tanto da D20 quanto da Silverado (que aposentou a D20 em 1996). Utilizava o motor 2.2 a gasolina de 106 cv, combinado ao câmbio manual de 5 marchas e, inicialmente, era vendida apenas com cabine simples. Começou a ganhar as variações a partir de 1996, quando recebeu a versão de cabine estendida. A cabine dupla veio em 1997.
Também recebeu outros motores após o primeiro ano de vida: 2.5 turbodiesel de 95 cv e 4.3 V6 de 180 cv. Foi na mesma época que deu origem ao SUV Blazer. Em 1998, foi a vez de introduzir as versões com tração 4x4, quando também perdeu o 2.2 de quatro cilindros. Foi uma preparação para as mudanças visuais a serem feitas no ano seguinte.
No ano 2000, a GM decide encerrar a produção do 2.5 turbodiesel, para adotar o 2.8 feito pela MWM, com 132 cv. Também interrompe a oferta do 4.3 V6. Isso muda bastante a linha da S10, que recebeu uma reestilização no fim do ano, com o 2.4 a gasolina de 128 cv e o 2.8 diesel. O 4.3 V6 só retornou em 2001. Passou por pequenas alterações visuais em 2003 e 2005, antes de ser reestilizada em 2009. Neste meio tempo, ainda ganhou o 2.4 FlexPower de até 147 cv.
A geração atual só chegou às lojas em fevereiro de 2012, mais alinhada com a Colorado vendida nos EUA, e com os motores 2.8 turbodiesel de 180 cv e 2.4 da geração anterior. Começou a trocar estes propulsores em 2013, quando o 2.8 recebeu atualizações para entregar 200 cv, enquanto o 2.4 flex deu lugar ao 2.5 Ecotec de 206 cv.
Este ano ainda trará novidades para a Chevrolet S10. Como a próxima geração está prevista para 2023, a marca trabalha em uma reestilização para a picape média, alterando a parte frontal, como vimos em uma imagem vazada. O lançamento acontecerá ainda neste ano e esperamos também por mudanças nos equipamentos, como a atualização da central multimídia para a MyLink 3 com internet 4G Wi-Fi nativa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde