No 1º mês com resultados mais significativos desde o início dos impactos da pandemia, as listas dos modelos mais emplacados sofreram algumas alterações significativas. Entre os automóveis, os SUVs e crossovers mostraram sua força e registraram cinco modelos entre os dez preferidos.
O grande destaque do mês foi o T-Cross. Com 5.463 unidades, o Volkswagen conquistou uma inédita 3ª posição geral e ficou próximo dos líderes Chevrolet Onix (6.234) e Hyundai HB20 (5.792) – a diferença entre os dois nunca foi tão pequena. Separados por apenas 18 unidades, Jeep Renegade (4.092) e Chevrolet Tracker (4.075) completaram o top 5.
Quinto no ranking anterior, o Ford Ka (3.404) foi batido pelo VW Gol (3.908) e pelo Renault Kwid (3.547). Hyundai Creta (3.277) e Jeep Compass (3.234) completaram o quinteto de SUVs no top 10. Destaque negativo para o Chevrolet Onix Plus (3.040), ausente do pelotão de cima pela 1ª vez desde o lançamento.
Presentes entre os líderes no mês anterior, Fiat Argo (3.003) e VW Polo (2.955) desta vez ficaram de fora. 10º em maio, o Toyota Corolla (2.183) caiu para o 17º lugar. Outrora frequente no top 10, o Renault Sandero (1.362) emplacou menos do que o Renault Captur (1.367). Bastante dependente de vendas diretas, o Ford Ka Sedan teve outro mês ruim e foi apenas o 36º, com 827 unidades.
POS. |
MODELO |
JUN. 20 |
% TOTAL |
MAI. 20 |
% TOTAL |
% VAR. JUN/MAI |
POS. MAI. |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6.234 |
6,09% |
3.296 |
7,47% |
89,14% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
5.792 |
5,66% |
2.218 |
5,03% |
161,14% |
2º |
3º |
VW T-CROSS |
5.463 |
5,33% |
1.007 |
2,28% |
442,50% |
15º |
4º |
JEEP RENEGADE |
4.092 |
4,00% |
1.293 |
2,93% |
216,47% |
11º |
5º |
CHEVROLET TRACKER |
4.075 |
3,98% |
1.564 |
3,54% |
160,55% |
9º |
6º |
VW GOL |
3.908 |
3,82% |
1.616 |
3,66% |
141,83% |
7º |
7º |
RENAULT KWID |
3.547 |
3,46% |
1.818 |
4,12% |
95,10% |
3º |
8º |
FORD KA |
3.404 |
3,32% |
1.719 |
3,89% |
98,02% |
5º |
9º |
HYUNDAI CRETA |
3.277 |
3,20% |
1.123 |
2,54% |
191,81% |
13º |
10º |
JEEP COMPASS |
3.234 |
3,16% |
1.255 |
2,84% |
157,69% |
12º |
11º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.040 |
2,97% |
1.681 |
3,81% |
80,84% |
6º |
12º |
FIAT ARGO |
3.003 |
2,93% |
1.768 |
4,01% |
69,85% |
4º |
13º |
VW POLO |
2.955 |
2,89% |
1.570 |
3,56% |
88,22% |
8º |
14º |
FIAT MOBI |
2.631 |
2,57% |
992 |
2,25% |
165,22% |
16º |
15º |
HONDA HR-V |
2.478 |
2,42% |
952 |
2,16% |
160,29% |
18º |
16º |
NISSAN KICKS |
2.335 |
2,28% |
780 |
1,77% |
199,36% |
22º |
17º |
TOYOTA COROLLA |
2.183 |
2,13% |
1.374 |
3,11% |
58,88% |
10º |
18º |
VW VIRTUS |
1.933 |
1,89% |
962 |
2,18% |
100,94% |
17º |
19º |
RENAULT DUSTER |
1.921 |
1,88% |
1.015 |
2,30% |
89,26% |
14º |
20º |
FORD ECOSPORT |
1.737 |
1,70% |
851 |
1,93% |
104,11% |
19º |
21º |
HYUNDAI HB20S |
1.597 |
1,56% |
824 |
1,87% |
93,81% |
20º |
22º |
CHEVROLET SPIN |
1.436 |
1,40% |
511 |
1,16% |
181,02% |
29º |
23º |
HONDA CIVIC |
1.418 |
1,38% |
664 |
1,50% |
113,55% |
23º |
24º |
RENAULT CAPTUR |
1.367 |
1,33% |
322 |
0,73% |
324,53% |
39º |
25º |
RENAULT SANDERO |
1.362 |
1,33% |
788 |
1,79% |
72,84% |
21º |
26º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.242 |
1,21% |
526 |
1,19% |
136,12% |
28º |
27º |
HONDA FIT |
1.205 |
1,18% |
362 |
0,82% |
232,87% |
35º |
28º |
VW VOYAGE |
1.198 |
1,17% |
601 |
1,36% |
99,33% |
25º |
29º |
FIAT UNO |
1.107 |
1,08% |
630 |
1,43% |
75,71% |
24º |
30º |
VW JETTA |
1.102 |
1,08% |
484 |
1,10% |
127,69% |
31º |
31º |
FIAT CRONOS |
1.096 |
1,07% |
597 |
1,35% |
83,58% |
26º |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.062 |
1,04% |
591 |
1,34% |
79,70% |
27º |
33º |
RENAULT LOGAN |
1.043 |
1,02% |
279 |
0,63% |
273,84% |
41º |
34º |
VW FOX |
957 |
0,93% |
507 |
1,15% |
88,76% |
30º |
35º |
CITROËN C4 CACTUS |
947 |
0,92% |
365 |
0,83% |
159,45% |
34º |
36º |
FORD KA SEDAN |
827 |
0,81% |
432 |
0,98% |
91,44% |
32º |
37º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
806 |
0,79% |
351 |
0,80% |
129,63% |
37º |
38º |
VW UP |
789 |
0,77% |
331 |
0,75% |
138,37% |
38º |
39º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
750 |
0,73% |
379 |
0,86% |
97,89% |
33º |
40º |
HONDA WR-V |
669 |
0,65% |
266 |
0,60% |
151,50% |
44º |
41º |
VW TIGUAN |
668 |
0,65% |
199 |
0,45% |
235,68% |
46º |
42º |
FIAT SIENA |
621 |
0,61% |
274 |
0,62% |
126,64% |
43º |
43º |
NISSAN VERSA |
596 |
0,58% |
361 |
0,82% |
65,10% |
36º |
44º |
CHEVROLET EQUINOX |
575 |
0,56% |
276 |
0,63% |
108,33% |
42º |
45º |
BMW 320i |
507 |
0,50% |
217 |
0,49% |
133,64% |
45º |
46º |
HONDA CITY |
475 |
0,46% |
158 |
0,36% |
200,63% |
49º |
47º |
TOYOTA SW4 |
465 |
0,45% |
303 |
0,69% |
53,47% |
40º |
48º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
452 |
0,44% |
156 |
0,35% |
189,74% |
50º |
49º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
431 |
0,42% |
92 |
0,21% |
368,48% |
- |
50º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
396 |
0,39% |
123 |
0,28% |
221,95% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
102.400 |
100,00% |
44.138 |
100,00% |
132,00% |
|
Entre os comerciais leves, a Fiat manteve a Strada (3.830) e a Toro (3.029) à frente. Vale ressaltar que a nova geração da líder, que começou a ser comercializada nos últimos dias de junho, deverá gerar resultados mais expressivos no ranking de julho. A grande disputa, no entanto, se deu pelo último lugar no pódio.
Com apenas 24 unidades a mais do que a Toyota Hilux (1.712), a Ford Ranger (1.736) venceu esta batalha pela 1ª vez. Fora do top 5 em maio, a VW Saveiro (1.613) voltou ao grupo, desalojando a Chevrolet S10 (1.443). Destaque para a Nissan Frontier (708) no top 10, logo atrás da VW Amarok (842), e para a Renault Duster Oroch (130) apenas em 19º.
POS. |
MODELO |
JUN. 20 |
% TOTAL |
MAI. 20 |
% TOTAL |
% VAR. JUN/MAI |
POS. MAI. |
1º |
FIAT STRADA |
3.830 |
18,80% |
1.983 |
15,87% |
93,14% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.029 |
14,87% |
1.662 |
13,30% |
82,25% |
2º |
3º |
FORD RANGER |
1.736 |
8,52% |
1.400 |
11,20% |
24,00% |
4º |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.712 |
8,40% |
1.444 |
11,55% |
18,56% |
3º |
5º |
VW SAVEIRO |
1.613 |
7,92% |
676 |
5,41% |
138,61% |
7º |
6º |
CHEVROLET S10 |
1.443 |
7,08% |
1.267 |
10,14% |
13,89% |
5º |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
1.018 |
5,00% |
464 |
3,71% |
119,40% |
10º |
8º |
FIAT FIORINO |
867 |
4,26% |
555 |
4,44% |
56,22% |
9º |
9º |
VW AMAROK |
842 |
4,13% |
725 |
5,80% |
16,14% |
6º |
10º |
NISSAN FRONTIER |
708 |
3,48% |
349 |
2,79% |
102,87% |
11º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
606 |
2,97% |
603 |
4,83% |
0,50% |
8º |
12º |
RENAULT MASTER |
433 |
2,13% |
240 |
1,92% |
80,42% |
12º |
13º |
VW EXPRESS |
395 |
1,94% |
77 |
0,62% |
412,99% |
16º |
14º |
HYUNDAI HR |
368 |
1,81% |
216 |
1,73% |
70,37% |
14º |
15º |
FIAT DUCATO |
340 |
1,67% |
237 |
1,90% |
43,46% |
13º |
16º |
RAM 2500 |
229 |
1,12% |
124 |
0,99% |
84,68% |
15º |
17º |
KIA K2500 |
177 |
0,87% |
65 |
0,52% |
172,31% |
17º |
18º |
PEUGEOT EXPERT |
143 |
0,70% |
50 |
0,40% |
186,00% |
20º |
19º |
RENAULT DUSTER OROCH |
130 |
0,64% |
47 |
0,38% |
176,60% |
21º |
20º |
IVECO DAILY 35-150 |
116 |
0,57% |
13 |
0,10% |
792,31% |
27º |
21º |
CITROËN JUMPY |
106 |
0,52% |
58 |
0,46% |
82,76% |
18º |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
106 |
0,52% |
25 |
0,20% |
324,00% |
24º |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
88 |
0,43% |
27 |
0,22% |
225,93% |
23º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
82 |
0,40% |
24 |
0,19% |
241,67% |
25º |
25º |
IVECO DAILY 35S14 |
78 |
0,38% |
9 |
0,07% |
766,67% |
30º |
26º |
PEUGEOT PARTNER |
28 |
0,14% |
37 |
0,30% |
-24,32% |
22º |
27º |
CITROËN JUMPER |
22 |
0,11% |
51 |
0,41% |
-56,86% |
19º |
28º |
EFFA V21 |
21 |
0,10% |
7 |
0,06% |
200,00% |
31º |
29º |
PEUGEOT BOXER |
16 |
0,08% |
12 |
0,10% |
33,33% |
28º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
14 |
0,07% |
15 |
0,12% |
-6,67% |
26º |
31º |
EFFA V22 |
11 |
0,05% |
5 |
0,04% |
120,00% |
32º |
32º |
FOTON AUMARK 1039 |
10 |
0,05% |
11 |
0,09% |
-9,09% |
29º |
33º |
JAC V260 |
10 |
0,05% |
2 |
0,02% |
400,00% |
36º |
34º |
IVECO DAILY |
8 |
0,04% |
2 |
0,02% |
300,00% |
35º |
35º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
7 |
0,03% |
2 |
0,02% |
250,00% |
37º |
36º |
IVECO DAILY 30-130 |
5 |
0,02% |
1 |
0,01% |
400,00% |
39º |
37º |
MERCEDES-BENZ VITO |
5 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
BYD T3 |
4 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
EFFA V25 |
3 |
0,01% |
1 |
0,01% |
200,00% |
38º |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
3 |
0,01% |
1 |
0,01% |
200,00% |
41º |
41º |
CHEVROLET C10 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
CHEVROLET EXPRESS |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
EFFA K01 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
FORD F75 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
1 |
0,00% |
2 |
0,02% |
-50,00% |
34º |
46º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
1 |
0,01% |
0,00% |
43º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
20.372 |
100,00% |
12.497 |
100,00% |
63,02% |
|
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'