Parece que vai demorar para que a Hyundai lance uma picape média global. Embora ela esteja trabalhando na Santa Cruz, uma picape monobloco para o mercado norte-americano, o projeto do modelo com carroceria sobre chassi está parado pois a matriz não aprovou e tem até evitado falar a respeito. Isso foi revelado por John Kett, COO da Hyundai Australia, durante uma conversa com jornalistas, como afirma o site Carsales.
Os australianos gostam bastante de picapes, tanto que Toyota Hilux e Ford Ranger são os veículos mais vendidos do país. Por isso, a divisão da Hyundai no país quer participar deste segmento de alguma forma e sempre pediu por uma picape média com capacidade para uma tonelada – algo que também é requisitado por Damien Meredith, COO da Kia Austrália. A ideia era desenvolver um veículo para as duas marcas coreanas.
No entanto, Kett afirma que as conversas com a matriz da Hyundai não avançaram além de uma demonstração de interesse. “Eles são incrivelmente sensíveis conosco só de conversarmos a respeito”, explica o executivo. “Realmente não há nenhuma mudança nesta história, Nada aconteceu desde a última vez que conversamos. A história não mudou.”
Isso é um balde de água fria nos planos tanto da Hyundai quanto da Kia na Austrália. Meredith chegou a falar algumas vezes sobre o quanto pedia para a Kia desenvolver uma linha completa de picapes, com várias carrocerias e motores a gasolina e diesel. Ele chegou a comentar que a sua marca iria lançar primeiro o veículo até 2021 e que a Hyundai viria em seguida. Tempos depois, ele disse que isso não aconteceria até 2023.
Até o momento, a Hyundai aposta na Santa Cruz, uma picape monobloco que usará a mesma plataforma que a nova geração do Tucson. Ela foi antecipada por um conceito em 2016 e só agora está em desenvolvimento, prometida para 2021. Só que ela está sendo feita para os Estados Unidos e a fabricante não fala sobre oferecê-la em outros países. A divisão australiana diz que até mostrou interesse em levá-la para o país, mesmo que não seja exatamente o que querem, porém a Santa Cruz não está sendo feita pensando em uma variante com mão inglesa.
A situação é bem parecida com o Brasil. Apesar de ser mais fácil importar a Hyundai Santa Cruz ao país, ela teria que ser trazida pelo Grupo Caoa, por ser o importador oficial da marca - a Hyundai Motor Brasil só trabalha com os modelos produzidos em Piracicaba (SP). O mais perto que chegamos de uma picape da fabricante sul-coreana por aqui foi com o conceito Creta STC, mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo 2016.
Fonte: Carsales
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem