Apontada como uma das principais estreias do calendário da Hyundai para 2020, a tão falada picape Santa Cruz parece cada vez mais próxima de se tornar realidade. Depois de posar inúmeras vezes para fotos espiãs, a camionete começa a perder camuflagem e enfim deixa escapar detalhes importantes do design neste que é o melhor flagra captado até agora.

A dianteira, como já esperado, reflete a nova identidade visual da marca para utilitários e será inspirada nas linhas do próximo Tucson. Entre as novidades, destaque para grade ampla, faróis divididos em dois andares e vincos bem definidos. De modo geral, nada lembrará o visual da picape-conceito apresentada em 2015, já que filosofia estética da Hyundai mudou tanto desde então que foi preciso redesenhar completamente o modelo.

Galeria: Picape Hyundai Santa Cruz - Novo flagra

Como já dito, a expectativa da Hyundai é explorar o mercado norte-americano, onde o apetite por picapes é cada vez maior. A estratégia de lançamento, porém, será fora do padrão tradicional da categoria. Isso porque a Santa Cruz será construída sobre a plataforma do próxima geração do Tucson, com estrutura monobloco e estilo alternativo às picapes feitas com carroceria sobre chassi.

Na prática, será a mesma fórmula adotada pela Honda Ridgeline (que usa arquitetura do SUV Pilot), porém com porte inferior e mais próximo, por exemplo, ao da Fiat Toro - que também usa o mesmo tipo de construção (base derivada do Jeep Renegade). A carroceria terá sempre cabine dupla, com quatro portas e capacidade para levar 5 ocupantes.

Informações sobre o conjunto mecânico começam a circular com maior nível de fidelidade e adiantam as possíveis opções de motorização. Ao que tudo indica, a gama será formada por propulsores 2.4 aspirado e 2.0 turbo, ambos a gasolina. Corre por fora ainda a possibilidade de as versões mais caras adotarem o 3.8 V6 de 295 cv usado pelo SUV Palisade. Em todos os casos, o câmbio será automático de 8 marchas com tração integral oferecida como opcional.

Hyundai Santa Cruz 2021 - Novas projeções
Hyundai Santa Cruz 2021 - Novas projeções

A produção será concentrada na fábrica de Montgomery, estado norte-americano do Alabama, onde já é produzido o SUV Santa Fe. A chegada às lojas acontecerá em 2021, começando pelos Estados Unidos. Vale lembrar que a Santa Cruz não será a única picape lançada pela Hyundai. A marca também desenvolve um modelo maior, construído com chassi separado da carroceria, que chegará ao mercado em 2022 para enfrentar Toyota Hilux e Ford Ranger.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com