Considerado um dos lançamentos mais aguardados da Hyundai para 2020, a picape Santa Cruz vai aos poucos perdendo camuflagem e deixando detalhes do design à mostra. Flagras têm se tornado constantes e o trabalho dos projetistas de plantão está cada vez mais fácil. Prova disso são estas renderizações, elaboradas pelos russos do Kolesa.ru, que adiantam não só o visual da dianteira como detalhes da traseira.

As projeções tomam como base o vazamento da carroceria e o flagra recente de protótipos transportados em caminhão-cegonha. A dianteira, como já esperado, reflete a nova identidade visual da Hyundai para SUVs e será inspirada no design do próximo Tucson. Já a traseira promete fugir do padrão tradicional de picapes, apostando em lanternas com design mais dinâmico.

Galeria: Hyundai Santa Cruz 2021 - Novas projeções

Como já dito, a expectativa da Hyundai é explorar o mercado norte-americano, onde o apetite por picapes é cada vez maior. A estratégia de lançamento, porém, será exclusiva. Isso porque a Santa Cruz será construída sobre a plataforma do próxima geração do Tucson, com estrutura monobloco, e estilo alternativo às picapes feitas sobre chassi.

Ou seja, será a mesma fórmula adotada pela Honda Ridgeline (que usa arquitetura do SUV Pilot), mas com porte inferior e mais próximo, por exemplo, ao da Fiat Toro - que também usa o mesmo tipo de construção (base derivada do Jeep Renegade). A carroceria terá sempre cabine dupla, com quatro portas e capacidade para levar 5 ocupantes.

Informações sobre o conjunto mecânico começam a circular com maior nível de fidelidade e já adiantam as possíveis opções de motorização. Ao que tudo indica, a gama será formada por dois propulsores: 2.4 aspirado e 2.0 turbo, ambos a gasolina. São powertrains já usados em outros veículos da marca e que devem atender tranquilamente às necessidades da picape. Nos dois casos, o câmbio será automático de 8 marchas com tração integral oferecida como opcional.

A produção será concentrada na fábrica de Montgomery, estado norte-americano do Alabama, onde já é produzido o SUV Santa Fe. A chegada às lojas acontecerá em 2021, começando pelos Estados Unidos. Vale lembrar que a Santa Cruz não será a única picape laçada pela Hyundai. A marca também desenvolve um modelo maior, construído com chassi separado da carroceria, que chegará ao mercado em 2022 para enfrentar Toyota Hilux e Ford Ranger. 

Flagra: The Korean Carblog

Projeções: Kolesa.ru

Envie seu flagra! flagra@motor1.com