Estabelecida em 1999, a parceria do grupo Caoa com a Hyundai acaba de alcançar um novo marco comercial no Brasil. Em comunicado, a empresa anuncia que superou a cifra de 1 milhão de unidades vendidas de veículos da marca sul-coreana no mercado nacional. O resultado corresponde aos 20 anos de atuação conjunta, que começou com a comercialização de importados e hoje envolve também produção e distribuição locais.
Nos idos dos anos 1990, a Hyundai chegou a ser representada no Brasil por outras duas empresas, mas em ambos os casos não obteve sucesso. A partir da Caoa é que a marca começou a deslanchar no país, ganhando reconhecimento, status e participação. Por alguns anos, a fabricante chegou a ser líder de mercado entre os importados graças ao sucesso do Tucson.
Em 2007, o mesmo Tucson (ao lado do caminhão pequeno HR) passou a ser produzido no Brasil como fruto dos investimentos de mais de R$ 1 bilhão aplicados pela Caoa na construção da fábrica de Anápolis (GO). Mais tarde, também passaram a sair das linhas de montagem os modelos ix35, New Tucson e o caminhão HD78.
Atualmente, a Caoa é a maior distribuidora de veículos Hyundai no Brasil e a única a comercializar a linha completa da marca, desde os compactos HB20 e Creta produzidos em Piracicaba (SP) até os goianos New Tucson e ix35, bem como os importados Azera e Santa Fe. Anos atrás, outros modelos importantes também fizeram parte do portfólio, como i30, Elantra, Sonata e o polêmico Veloster.
Fonte: CAOA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026