À venda no mercado internacional desde 2017, a crossover Countryman, da Mini, acaba de estrear novidades na chamada "reestilização de meia-vida". Como de praxe em facelifts do tipo, há mudanças estéticas pensadas para rejuvenescer o visual e atualizações importantes na lista de equipamentos.

Visualmente, os faróis redesenhados agora contam com luzes de LED como item de série em todas as versões. Ainda na dianteira, a grade frontal ganha nova grelha, enquanto o para-choque remodelado tem novas molduras para os faróis de neblina e entradas de ar. Completam o pacote as lanternas que agora incorporaram iluminação da Union Jack (recurso que imita a bandeira do Reino Unido) e rodas com novas opções de desenho.

Galeria: Mini Countryman 2021

Na cabine, o destaque fica por conta do quadro de instrumentos com elementos digitais e tela de 5 polegadas (o mesmo do John Cooper Works GP e do elétrico Cooper SE). Há ainda revisões em detalhes gerais do acabamento, nova padronagem para forração dos bancos e atualizações no sistema de entretenimento.

Já na mecânica, praticamente nenhuma novidade. Sob o capô, seguem em oferta os motores 1.5 turbo de 3 cilindros com 136 cv e 2.0 turbo de 4 cilindros com 192 cv - que na versão John Cooper Works chega aos 305 cv. O câmbio pode ser automatizado de dupla embreagem e 7 marchas ou automático tradicional de 6 ou 8 marchas, dependendo da versão. Tração integral é item de série nas variantes mais caras.

O cliente que optar pela eletrificação poderá adquirir a versão híbrida PHEV, batizada de Cooper SE Countryman, que combina o motor 1.5 turbo a gasolina com um propulsor elétrico, além de bateria de íons de lítio de 7,6 kilowatt-hora. A autonomia no modo elétrico é de aproximadamente 27 km.

Mercados da Europa e América do Norte devem receber o modelo no segundo semestre, quando também serão divulgados os preços. No Brasil, o lançamento deverá acontecer apenas em 2021.

Fotos: divulgação

Galeria: Mini Countryman SE 2021

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